Encerra hoje campanha de vacinação contra febre aftosa

A primeira etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, prorrogada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), encerra hoje, 07, com resultados positivos no Amazonas. Ela teve iniciou no dia 1º. de maio com a meta de vacinar 800 mil cabeças de gados. A prorrogação se deu como forma de atender ao pedido dos estados do Maranhão, Pará e parte do Mato Grosso do Sul, além do Amazonas, que não conseguiram cumprir a meta na data prevista, ou seja, 31 de maio, principalmente por conta do excesso de chuvas nessas regiões. Para proteger os animais, os agricultores devem se dirigir a Unidade Local do Idam e adquirir a vacina, no valor de R$ 0,60, a dose. Após esse período eles precisam declarar junto ao Idam e a Comissão Executiva de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Codesav) a vacinação do rebanho. Quem não cumprir com a determinação será multado, e terá a propriedade interditada. A multa equivale a R$ 40,00 (por cabeça). Com esta ação, a ideia é que o Amazonas encabece a lista dos Estados livres da doença, colaborando, deste modo, para que o Brasil possa cumprir, até o final deste ano, as exigências feitas pela Organização Internacional de Sanidade Animal (OIE), que determinou que 2011 seja o ano limite para que todo o território brasileiro esteja livre da febre aftosa. No Estado, o último caso da doença foi registrado em 2004. Desde lá, o governo do Estado, por meio do Sistema Sepror (Idam, Sepror e Codesav) vem trabalhando, com rigor, para que o Amazonas esteja livre da enfermidade, sem vacinação. A 1ª. Fase da campanha não atingiu 12 municípios localizados na calha do rio Amazonas, haja vista que os animais (bovinos e bubalinos) já haviam recebido uma dose da vacina durante a“Agulha Oficial”, que aconteceu em março deste ano.