Encontro de Gerentes do Idam alcança resultados positivos

“O Amazonas consome 1,2 milhões de toneladas de alimentos todos os anos” a informação foi dada pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), por ocasião da programação de encerramento do Encontro de Gerentes, na tarde de hoje, 19. Segundo ele, essa quantidade gera para o Estado R$ 2,5 bilhões. Vizolli ressaltou ainda que os alimentos são produzidos em apenas 600 mil hectares, sendo 0,4% na área de várzea. O Encontro dos Gerentes iniciou na última segunda-feira, 15, com a participação de diversos parceiros como o Instituto Amazônia, Codesav/Sepror, ADS, Fundo de Promoção Social – FPS, dentre outros. Na ocasião ficou definido que cada gerente das Unidades Locais do Idam deve elaborar uma matriz econômica de ocupação e geração de renda e da segurança alimentar, relativas ao período 2011 a 2014, que será utilizada como instrumento de divulgação das atividades desenvolvidas. A participação maciça dos gerentes e técnicos do Idam de todo o Amazonas foi significativo, principalmente porque eles puderam avaliar as atividades desenvolvidas e planejar novas ações. No evento também foi reforçado o apoio do Idam durante as campanhas contra a febre aftosa realizadas no ano. Hoje, o Amazonas tem o maior controle da doença graças ao trabalho desenvolvido pelo Idam, Codesav, Ministério da Agricultura e a Sepror. A maior preocupação do governador Omaz Aziz é erradicar a febre aftosa no Estado. Por conta desse controle, não haverá mais Agulha Oficial, e sim, apenas duas campanhas serão realizadas, sendo a primeira prevista para março de 2012. Os gerentes também participaram de uma oficina de nivelamento, que faz parte do Convênio No. 720332, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA/IDAM, relativa ao Projeto de Ampliação dos Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural para os agricultores familiares dos seis territórios da cidadania do Estado do Amazonas – Pacto Federativo, como o Território Rio Negro da Cidadania Indígena, Território da Cidadania Manaus e entorno, Território da Cidadania Baixo Amazonas, Território da Cidadania Mesorregião do Alto Solimões, Território da Cidadania Alto Juruá e Território da Cidadania Madeira. O pacto vai permitir a implantação de Unidade Produtiva de mandioca – Casa de farinha higiênica; Elaboração/atualização e divulgação do Sistema de Produção de mandioca no contexto do Desenvolvimento Sustentável; Curso de Formação Inicial de Extensionistas e Produção de catálogo sobre artesanato indígena do rio negro cidadania indígena. “O objetivo é melhorar, cada vez mais, a qualidade dos serviços de assistência técnica e extensão rural e florestal nos municípios beneficiados pelo convênio”, ressaltou Vizolli. O Encontro encerra às 18h desta sexta-feira, 19, no hotel Holiday Inn.