Entrega de trator muda rotina de agricultores de Manicoré

No último dia 20, sexta-feira o governo do Estado fez a entrega de mais 01 trator financiado pelo Programa Mais Alimentos do PRONAF, através de projeto elaborado pelo IDAM/Manicoré, parceria com a Secretaria de Agricultura Municipal – SEMAPA via Banco do Brasil. A solenidade aconteceu na comunidade de Santa Ana do Capananzinho, com a participação da equipe do IDAM/Manicoré, autoridades municipais e mais de 90 agricultores familiares. De acordo com o engenheiro agrônomo do IDAM/Manicoré, Pedro Chaves da Silva, o trator entregue no distrito de Santa Ana do Capananzinho vai contemplar 52 famílias para melhor aproveitamento de área de produção. Em 2011, foram entregues 10 tratores para as comunidades de Liberdade, São Sebastião, São José, São Miguel, Jenipapo I situadas na zona rural de Manicoré, que tiveram a oportunidade de acessar o crédito rural do PRONAF. Hoje os tratores agrícolas estão sendo utilizados para ampliar a produção e melhorar o escoamento de mais de 250 famílias. O programa de mecanização e tecnologias agrícolas para desenvolvimento da agricultura familiar do IDAM/Manicoré planejado entregar ainda este ano mais 10 tratores com implementos (grade aradora, carreta e plaina agrícola) e 02 caminhões para escoamento da produção e transporte de insumos. A meta segundo o gerente do IDAM, Cleudo Brasil, a meta em 2012 é chegar a 23 tratores com implementos e 04 caminhões financiados. Conforme ele, antes, a distância para transportar a produção era de quase dois quilômetros. Para o agricultor Jonas Nascimento a vida de quem trabalha no campo melhorou significativamente a partir dos investimentos do governador Omar Aziz. “A gente colocava os produtos em paneiros, carrega nas costas e caminhava até as margens dos rios. Muitas vezes perdíamos grande parte da nossa produção. Agora com a ajuda do IDAM, nossa vida melhorou e já podemos carregar com o trator até 5 toneladas de banana de uma só vez". Capacitação A Unidade Local do IDAM planejou para este ano 03 cursos de Mecanização Agrícola, com ênfase no preparo de área e manutenção de tratores uso de implementos com objetivo aperfeiçoar ainda mais utilização dos agricultores com as máquinas, com objetivo de proporcionar aos agricultores beneficiados, conhecimentos sobre a operação das máquinase preparo adequado do solo para cultivos agrícolas.
Intercâmbio No período de 14 a 17 janeiro de 2012, o gerente da Unidade Local do IDAM, Cleudo Brasil, participou de um intercâmbio ao Distrito de Santo Antônio do Matupi, localizado na BR 230 (Transamazônica), município de Manicoré, onde teve a oportunidade de conhecer as atividades que estão desenvolvidas no setor agrícola, pecuário e na aquicultura. O Intercâmbio teve a participação de lideranças locais, agricultores, indígenas, equipe do IDAM, do prefeito Municipal, em exercício, Lúcio Flávio do Rosário e demais autoridades locais. Na oportunidade, foram firmadas parceiras entre IDAM/Matupi e Poder Executivo Municipal para a realização de mini reformas do prédio da Unloc no Distrito de Matupi. Os servidores da Unidade Local do IDAM/Santo Antonio do Matupi, na ocasião assistiram as palestras proferidas pelo gerente do IDAM/Manicoré, sobre o potencial agrícola da agricultura em Manicoré; Cultura no Campo e Juventude Rural.