Equipe do Idam em Autazes realiza vistorias na Comunidade do Ferro Quente

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas em Autazes (Idam/Autazes) realizou, hoje (21), atividades de mecanização agrícola na Comunidade do Ferro Quente. Durante a ação, seis propriedades beneficiadas nos projetos de pró-mecanização e pró-calcário foram vistoriadas para participarem do sistema de cultivo consorciado de dois hectares de banana e abacaxi.

Segundo o gerente do Idam em Autazes, Sandro Martins, neste sistema serão utilizadas 1.300 mudas de banana pacovan e 32 mil mudas de abacaxi, que serão adquiridas nas respectivas regiões de Novo Remanso e Autazes.

As vistorias têm como objetivo emitir o laudo de supervisão creditícia e realizar a liberação do recurso para aquisição das mudas. A proposta é de dois hectares de cultivo consorciado (banana e abacaxi) por produtor.

No decorrer da ação, também foi realizada a emissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), na Comunidade Bom Jesus, na região de Autaz Mirim, que atendeu dois agricultores familiares.

Seis propriedades de pró-mecanização e pró-calcário foram vistoriados

Programas – O programa de pró-mecanização se trata de uma linha de crédito destinada a produtores rurais e agricultores familiares, visando incentivar a mecanização de áreas degradadas para promover o aumento da produção.

Já o pró-calcário constitui uma linha de crédito destinada aos produtores, visando cobrir custos com a aquisição e transporte de calcário, no limite de até 100 toneladas, e tem como estratégia incentivar o produtor rural a buscar cada vez mais a melhoria tecnológica de suas atividades agropecuárias.