Excursão facilita troca de experiência entre agricultores

Setenta e dois agricultores do município de Manicoré, localizado a 333 km de Manaus, participaram no último dia 29, sábado, de uma excursão para conhecer os cultivos de citros, açaí, banana e mandioca produzidos na fazenda dos gaúchos, pertencente ao agricultor Jones Perin, localizada na Estrada do Inajá, Km 13, zona rural. Os excursionistas tiveram a oportunidade de acompanhar um preparo de área (aração e gradagem) mecanizado com um trator de 78 CV e implementos, pertencente ao agricultor Luis Carlos Perin, financiado através de projeto do Idam com recursos do Pronaf/Mais Alimentos. Na área preparada será implantada a cultura do açaí (variedade BRS Pará). A demonstração foi orientada pelo engenheiro agrônomo da Unidade de Local do Idam, Pedro Chaves da Silva. Para o líder da comunidade de Terra Preta do Atininga, Luis Carlos Farias da Cruz, o evento proporcionou, além da troca de conhecimentos, um maior aprendizado, principalmente de técnicas consideradas fundamentais para uma produção de qualidade. O técnico agrícola florestal, Marilson Rodrigo da Silva, ressaltou a importância da excursão e garantiu ter sido um momento de troca de experiência entre os agricultores de diversas comunidades que desenvolvem atividades comuns na agricultura familiar. Durante o evento, os participantes conheceram práticas exitosas e não exitosas, além de orientações técnicas para tornar a Unidade de Produção Familiar (UPF) diversificada, produtiva e sustentável. O evento foi realizado em parceria com a Cooperativa dos Produtores Rurais e Extrativistas dos Recursos Naturais de Manicoré – Coopema. Além de agricultores participaram representes da Prefeitura, Câmara Municipal, Coopema, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, Cooperativa Verde de Manicoré – Covema, Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento-Semapa, Central das Associações Agroextrativistas de Democracia – CAAD, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ceuc, Ceplac, entre outros.