Extrativistas de Pauini recebem barco

As famílias de extrativistas e agricultores familiares de Pauini receberam neste sábado, 29, um barco para o transporte da produção agroextrativista local. O barco com capacidade para transportar até 12 toneladas foi construído com recursos do Convênio 008/2010 firmado entre o Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH) e a Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas do Município de Pauini – ATRAMP e tem por objetivo realizar o transporte da produção de 50 extrativistas e 137 agricultores familiares associados. Equipado com motor de 52 hp, o barco tem banheiro, dispensa, cozinha, camarotes, área de lazer com televisão e espaço para reunião durante as viagens.
Os associados da ATRAMP receberam financiamento no valor de R$ 61.200,00 por meio do PRONAF (agroindústria familiar) para aquisição de 40 toneladas de borracha. A primeira viagem programada para a próxima semana terá como destino os municípios de Lábrea, Boca do Acre e Rio Branco no Acre. Além do látex, o barco transportará produtos como farinha de mandioca, banana pacovã, cupuaçu, açaí, cacau, óleo de andiroba, melancia e outros.
O município que hoje responde por uma produção de 60 toneladas de borracha tipo PVC, não possuía alternativas para escoamento dessa produção. Na opinião de Jeová Brígido, presidente da ATRAMP, ver esse barco aqui na nossa frente é a realização de um sonho, que foi concretizado graças ao apoio do Governo do Estado por meio do CDH e a parceria com a equipe local do Idam. “Os técnicos do Idam nos ajudaram muito, desde a emissão de DAPs (Declaração de Aptidão ao PRONAF) para participação do Programa de Subvenção da Borracha do Governo Federal, até as orientações de como conduzir melhor nossas atividades. Valeu à pena esperar!”, salientou o presidente. S egundo o gerente do Idam, Luiz Vanderlei, como instituição somos cooparticipantes desse processo. “Nossa responsabilidade é estar junto do extrativista, do agricultor familiar, somando esforços e atuando no município para viabilização desse programa apoiado pelo Governo Federal, por meio da Conab e do Governo do Estado, através da Agência de Desenvolvimento Sustentável – ADS”, finalizou Vanderlei.
Participaram da solenidade de entrega do barco, o prefeito em exercício Antonio Salvador , o presidente da Câmara Paulo Santos, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Antonio Renovatu, o Presidente da ATRAMP, Jeová Brígido, o gerente do Idam Luiz Vanderlei, além dos agroextrativistas beneficiados.