Feira da Agricultura Familiar garante renda aos agricultores do interior

A Unidade Local do Idam/São Paulo de Olivença inaugurou, na comunidade da colônia, mais uma Feira da Agricultura Familiar. O local é considerado estratégico e visa beneficiar, tanto os comunitários quanto a população da sede do município. O espaço é bem amplo e suficiente para acomodar 40 famílias de agricultores das comunidades da Betânia, Colônia, Jordânia e São Joaquim. O objetivo é gerar renda, aumentar e diversificar a produção local. A inauguração que aconteceu no final de semana teve a participação de autoridades locais. Na ocasião, o prefeito Raimundo Nonato Martins disse que, a geração de renda para os agricultores tem sido uma das grandes preocupações do município, por isso é importante a parceria com o governo do Estado. “Aos poucos estamos conseguindo fazer com que o produtor volte as suas origens, com a venda da sua produção através das feiras para a população e a comercialização através dos programas sociais”, reforçou o prefeito, chamando a atenção para o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA/CONAB, participação do edital para fornecimento de produtos da Agricultura Familiar as escolas Estaduais através do Premer e, também, para a venda da produção para a merenda escolar municipal. De acordo com o líder da comunidade da Colônia, Elicio Pereira, a feira é um marco de desenvolvimento, onde a produção do campo pode ser comercializada todos os domingos, inclusive café da manhã. “A gente pretende atrair a população da sede com preços acessíveis”, argumentou. O gerente da Unidade Local do Idam, Sérgio, anunciou para o mês de julho da primeira entrega da produção para as entidades carentes através do Programa de Aquisição de Alimentos para doação Simultânea. P.A.A O programa desenvolvido por meio da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab envolverá diretamente 48 agricultores familiares, com recursos alocados na ordem de R$ 220.000,00. Mais 12 agricultores terão, no segundo semestre do ano de 2012, participação na Chamada Pública da Seduc, com o fornecimento de alimentos que farão parte da merenda escolar da rede estadual de ensino.