Gestão em agroindústria é tema de curso em Amaturá

Durante os dias 2, 3 e 4 de fevereiro, vinte e quatro agricultores familiares da comunidade Niterói, município de Amaturá foram beneficiados com os cursos sobre Melhoria dos Derivados da Cana-de-Açúcar e Gestão em Agroindústria. Os cursos fazem parte das metas do Convênio firmado entre o Idam e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que incentiva a agroindustrialização dos produtos oriundos da agricultura familiar.
Os cursos ministrados pelo técnico em agropecuária Ariel Fermin abordaram temas relativos à escolha e preparo de área, seleção de mudas, plantio, tratos culturais, determinação do ponto de maturação da cana e colheita. Todos os processos de produção da matéria prima foram desenvolvidos durante o treinamento, além de ser trabalhada a questão do processamento da cana-de-açúcar, mediante a utilização das Boas Práticas de Fabricação, a fim de produzir os derivados da cana dentro de padrões de higiene sem a contaminação dos produtos.
Ariel Fermin explicou que a organização para a comercialização de produtos manipulados por meio de processo agroindustrial em pequenas propriedades foi um dos principais temas discutidos entre os participantes. “Foram avaliados todos os elos da cadeia produtiva da cana-de-açúcar, principalmente a oferta de produtos de qualidade no mercado com preço justo e com adoção dos princípios da sustentabilidade”, ressaltou Fermin.
Disse ainda que tendo em vista a demanda iminente do mercado local, os cursos enfatizaram a produção de três derivados da cana-de-açúcar: o melado (mel de cana), bastante apreciado com farinha de mandioca, pão ou torradas: a rapadura de 40g e 200g temperadas com côco ou com castanha-da-amazônia (consumida como sobremesa ou ainda usada para fabricação do suco denominado “água de panela”) e finalmente o açúcar mascavo granulado, todos ricos em fósforo, potássio, ferro, cálcio e carboidrato.
O ciclo de atividades da capacitação foi encerrado com a entrega de certificados aos participantes pelo Gerente da Unidade Local, David Santos, que mencionou a importância desses cursos para os agricultores familiares locais. “Nosso compromisso se renova a cada ano. Com base na Política de Assistência Técnica e Extensão Rural – PNATER, a equipe do Idam de Amaturá vem estruturando suas ações voltadas para a segurança alimentar, diversificação da produção e da renda, agregação de valor, apoio a comercialização e diminuição da pobreza no meio rural, finalizou o gerente.