Governo do Amazonas anuncia medidas pós–cheia em Itacoatiara

Um total de 2.067 famílias de Itacoatiara, a 265 quilômetros de Manaus, vítimas da cheia, foram beneficiadas nesta quinta-feira, 5 de julho, com a entrega da segunda etapa de cartões Amazonas Solidário do Governo do Estado. O auxílio de R$ 400 atendeu as pessoas que ainda não tinham recebido o benefício e foram cadastradas pela Defesa Civil. A distribuição de sementes de hortaliças para os moradores que tiveram as plantações prejudicadas e a recuperação das vias do município foram as prioridades destacadas durante o evento de entrega dos cartões, pela presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama do Estado, Nejmi Jomaa Aziz, atendendo ao pedido do governador Omar Aziz. A ação aconteceu no ginásio da Escola Estadual Deputado Vital de Mendonça e foi acompanhada pela presidente do FPS que, também, participou da entrega de 2,1 mil cestas básicas doadas por empresários e empresas que compõem a Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam) e Câmara Nipo-Brasileira do Amazonas. As cestas fazem parte da ajuda humanitária do Governo do Estado às famílias vítimas da cheia. O município de Itacoatiara, que na primeira fase recebeu 3.047 cartões, é o segundo a receber o recurso do Governo Estadual nesta nova fase que ainda vai contemplará as cidades de Manacapuru e Iranduba. Benefícios – Segundo Nejmi Aziz, a intenção do governador Omar Aziz é fazer com que os municípios sejam bem amparados nessa fase pós-cheia. “O governador Omar Aziz está viabilizando o apoio necessário para que as pessoas afetadas pela cheia retomem as suas vidas onde moram. E em Itacoatiara entregamos os auxílios financeiros, vamos fazer a recuperação do asfalto das ruas e da AM-010, além da distribuição de sementes pelo Idam para os moradores voltarem a plantar e ter sua renda”. O auxílio renovou a alegria do agricultor Antenor do Nascimento, 53. “Eu precisava desse apoio porque fiquei com minha casa toda no fundo e a minha plantação a água levou. Voltei a ter um bom ânimo quando recebi meu cheque e a certeza de que vou poder novamente plantar”, comentou o agricultor. O Governo do Estado está com planejamento de fazer uma nova distribuição aos municípios mais afetados diretamente na região em torno de Manaus até Parintins, bem como para o período da estiagem em que já foram providenciadas as medidas de orientação e prevenção em parceria com os órgãos de saúde municipais e estaduais. Distribuição de sementes – O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) já realizou a distribuição de 96 kg de hortaliças (abóbora, repolho, quiabo, maxixe, alface, cebolinha, coentro). Nas próximas ações do Idam estão previstas a distribuição de sementes de cereais (milho, arroz e feijão) e mudas de frutíferas. A entrega é feita diretamente para os produtores que também recebem orientação sobre como executar a plantação. O produtor que não receber pode se dirigir ao Idam da localidade para ser feito o registro, a entrega das sementes, orientação e acompanhamento.