Governo do Amazonas e KFW discutem investimento em Bioeconomia

O encontro discutiu investimentos em cadeias produtivas da Bioeconomia no Amazonas

Na manhã desta quinta-feira (25/11), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), recebeu diretores do Banco Alemão de Desenvolvimento (KFW), onde foi discutida uma parceria para investimento na bioeconomia local, assim como foram apresentadas as principais potencialidades e cadeias produtivas da região, voltadas para o desenvolvimento rural sustentável, com foco na conservação ambiental.

A Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), também participaram e contribuíram com o debate.

Durante o encontro, o secretário da pasta, Petrucio Magalhães Júnior, apresentou as inúmeras potencialidades voltadas para o mercado da bioeconomia no estado, através das principais cadeias produtivas da região. “A determinação do nosso governador, Wilson Lima, é de complementar o modelo Zona Franca de Manaus com novas matrizes econômicas, voltadas para o interior do Amazonas. Para isso, criamos o Plano Safra e o Agro Amazonas, atendendo as metas globais das Organizações das Nações Unidas (ONU`s), alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS`s). Essa parceria com o KFW vai impulsionar esse crescimento das cadeias produtivas no estado”, disse o secretário.

Na reunião, o Sistema Sepror apresentou um projeto técnico, elencando duas potências que poderão receber o financiamento: a princípio, seria com a implantação de viveiros e mudas em três municípios do estado, equipados com poços artesianos, veículos, combustível, motor de popa e bote de alumínio. A segunda proposta de investimento, em parceria com o banco, seria para fomentar projetos que possam agregar o máximo de valor aos produtos dos pequenos produtores de toda a região.

Para o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, os produtores de pequeno porte, precisam melhorar sua estrutura de produção e escoamento. O investimento do KFW vem para fomentar essa cadeia, assim como, ajudar a preservar o ambiente com sustentabilidade.

“O pequeno produtor precisa se conscientizar a trabalhar de forma correta, com sustentabilidade, sabendo que ele terá apoio do governo. Isso precisa continuar com mais implementação de políticas de desenvolvimento rural, e com essa parceria, vamos poder investir ainda mais em auxílio técnico, tratamento especializado, dando oportunidades de se trabalhar na questão da bioeconomia no Amazonas e de se implementar novos negócios, proporcionando o desenvolvimento sustentável na região”, afirmou o diretor-presidente.

Os planos e projetos do Sistema Sepror, foram apresentados ao Ministério de Cooperação da Alemanha, através do KFW, que informaram um recurso de aproximadamente R$ 50 milhões de euros a ser destinado para o Estado do Amazonas investir no setor primário, com previsão de início para 2022.

“A partir das propostas apresentadas, no dia de hoje, o KFW quer oportunizar ao Governo do Amazonas, empréstimos financeiros com juros baixos e doações com valores a serem definidos para incentivo a agricultura e assistência técnica, para uma produção com sustentabilidade e para manter a floresta intacta, oportunizando aos produtores locais o acesso ao crédito para investimentos na sua pequena produção, gerando qualidade de vida para as pessoas” destacou o diretor do Banco KFW Brasil, Martin Schroder.

FOTOS: Kevyn Sousa/Idam