Governo do Amazonas realiza, pela primeira vez, curso de melhoria da farinha em São Tomé

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), realizou, na comunidade de São Tomé, em Boa Vista do Ramos (a 271 quilômetros de Manaus), o Curso de Melhoria da Qualidade da Farinha de Mandioca e seus derivados. A capacitação aconteceu no período de 22 a 24 de abril.

A ação contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Boa Vista do Ramos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Semdru). Participaram do curso 25 agricultores familiares que fazem parte do Projeto Prioritário de Mandioca executado pelo Idam no município.

De acordo com o técnico em agropecuária e responsável por ministrar o curso, Suzamar Santos, esta foi a primeira vez que a capacitação para o melhoramento da qualidade da farinha foi realizada na comunidade.

“A importância do curso para a comunidade é trabalhar a melhoria da qualidade da farinha e derivados, visando o aumento da renda dos produtores e a garantia de um produto de qualidade na mesa do consumidor”, disse Suzamar.

Outras ações – Na ocasião, o Idam realizou ações de Inclusão socioeconômica e produtiva das famílias rurais. Ao todo, foram realizados o cadastramento de 21 produtores para emissão do Cartão do Produtor Primário (CPP), 10 Cadastros Ambiental Rural (CAR) e entrega de 15 Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP) e 40 kits sementes da Agricultura Familiar adquiridos pela Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror).

Segundo o gerente da unidade local do Idam em Boa Vista do Ramos, Arlindo Rodrigues, “os kits de sementes irão contribuir para a segurança alimentar e para fortalecer o mercado local”. “O próximo curso acontecerá no mês de maio na comunidade de Terra Preta”, antecipou o gerente.

FOTOS: Divulgação/Idam