Governo do Estado entrega máquinas e implementos agrícolas para 37 municípios

O governador Omar Aziz participa nesta sexta-feira, 6 de julho, da entrega de implementos agrícolas para 37 municípios do Amazonas. No evento, marcado para as 9h, no Parque de Exposições Eurípedes Ferreira Lins (Expoagro), na avenida Torquato Tapajós, bairro Santa Etelvina, serão entregues 32 retroescavadeiras, 13 casas de farinha, três tratores, dois microtratores com reboque e um caminhão para prefeituras e grupos organizados de trabalhadores rurais. A ação é uma parceria entre Governo do Amazonas e o Governo Federal para o fortalecimento da agricultura familiar e das cadeias produtivas no Estado e envolve investimentos totais de aproximadamente R$ 7 milhões, divididos em dois convênios. Um deles, por meio de repasse de R$ 485 mil feito pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) à Secretaria de Articulação de Políticas Públicas aos Movimentos Sociais e Populares (Searp), vai beneficiar associações, sindicatos, comunidades e prefeituras, envolvendo quase 3,5 mil trabalhadores diretos em 13 municípios. Serão entregues 13 casas de farinha (uma para cada município), três tratores, dois microtratores tipo jerico com reboque e um caminhão a 14 grupos organizados de trabalhadores rurais que atuam nos arredores de Manaus e municípios do entorno (Autazes, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Manaquiri, Manaus, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Silves e Urucurituba), além de Carauari, no Médio Juruá. A outra ação envolve cerca de R$ 6,4 milhões com recursos provenientes da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), também repassados via MDA para as prefeituras e consiste na entrega de 32 retroescavadeiras, uma para cada município. Estão sendo contemplados municípios com até 50 mil habitantes. Os equipamentos serão usados na recuperação de ramais e vicinais, para facilitar o escoamento de produção. Segundo Omar Aziz, o reforço para o setor primário chega em boa hora, pois vai ajudar as prefeituras e os produtores a se recuperarem dos estragos causados pela grande cheia registrada este ano no Estado. “Houve muitas perdas para o setor produtivo, sem contar os estragos causados às estradas”, ressaltou o governador.