Governo do Estado entrega tratores em Manicoré

Mais de cem famílias produtoras das regiões de Ilha de Onças, Lago do Capananzinho e comunidades situadas nas margens do Rio Madeira, zona rural de Manicoré, recebem neste sábado, 24, 08 tratores agrícolas de 75 CV 4×4, 02 plainas agrícolas, 08 grades aradoras e 08 carretas agrícolas com capacidade para 5 toneladas. Os beneficiados são agricultores familiares que tiveram seus projetos elaborados pela equipe do Idam em Manicoré e financiados pelo Programa Mais Alimentos/Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), executado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), via Banco do Brasil, em parceria com o governo do Estado do Amazonas e Prefeituras Municipais. O Programa Mais Alimentos é uma linha de crédito do Pronaf, desenvolvido por meio do Banco da Amazônia e Banco do Brasil, criada para estimular a modernização produtiva das unidades familiares agrícolas. O Programa financia projetos até R$ 130 mil reais com juros de 2% ao ano, até três anos e carência e prazo de pagamento do empréstimo de até 10 anos. Além de veículos para o transporte de carga e a comercialização da produção, os agricultores familiares podem, por meio desta linha de crédito, obter o financiamento para aquisição de tratores, máquinas e implementos agrícolas, projetos para construção de armazéns e silos, cerca elétrica para isolamento do rebanho, melhoramento genético, correção do solo, formação de pomar, dentre outros. Para o presidente do Idam, Edimar Vizolli, esta ação faz parte das metas do governo do Estado em parceria com o governo federal, e tem como objetivo gerar oportunidades para que os agricultores familiares tenham melhores condições de trabalho, competitividade com outros mercados, aumento da produção de alimentos com baixos custos e menos impacto ambiental. ”A função principal dessas máquinas e equipamentos é o escoamento da produção, além do preparo mecanizado, manejo das culturas, aumento da capacidade de produção e produtividade, dentre outras”, enfatizou. Iniciativas como esta tem recebido o apoio do governador Omar Aziz e do secretário de produção rural Eron Bezerra. Dentre as diretrizes do governo do Estado está a implantação do Programa Mais Alimentos em todos os municípios do Amazonas, o que já vem acontecendo em Nhamundá, Apuí, Humaitá, Lábrea, Envira, Manicoré, Careiro Castanho, Rio Preto da Eva, Itacoatiara/Novo Remanso, Careiro da Várzea, Tefé, Boca do Acre, Coari, Iranduba, Manapapuru, Manaus, Manaquiri, Parintins, Maués, Presidente Figueiredo e Urucará, nas atividades de agricultura, pecuária e piscicultura. A solenidade de entrega das máquinas será realizada às 16h nas instalações do Parque de Exposições Agropecuárias Domingos Galdino de Melo e contará com a presença de autoridades do Governo do Estado, Secretaria de Produção Rural, Idam, Banco do Brasil, além da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, equipe do Idam, convidados e mais de 2000 agricultores familiares.