Governo do Estado inicia 2a. etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e da Comissão Executiva Permanente de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Codesav), iniciou na segunda-feira, 16 de julho, e mantém até o dia 30 de agosto a segunda etapa de vacinação contra febre aftosa para mais de 610 mil cabeças de gado em 41 municípios amazonenses. A campanha segue com o intuito de manter o Estado do Amazonas com o status “livre de febre aftosa”, além de reduzir a classificação sanitária do rebanho, de alto para médio risco. Segundo informações dos técnicos da Codesav, a segunda dose, que será aplicada nesta etapa, vai garantir a saúde do rebanho durante o ano. A ação tem parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “O equilíbrio da balança comercial brasileira sofre influência de 40% do setor primário do país. Um surto de febre aftosa em qualquer região brasileira acaba influenciando a exportação de carne em todo o país”, disse o gerente de defesa e inspeção animal da Codesav, Alberto Holanda. Além do impacto econômico causado pela ocorrência da febre aftosa, a doença pode trazer impactos de grandes proporções aos produtores, principalmente porque o município fica interditado. “Todo setor primário é atingido, o trânsito e a comercialização de vegetais e de animais, seus produtos e subprodutos (carne, leite, queijo, couro) ficam proibidos”, reiterou Holanda. Todo o rebanho vacinado na 1ª etapa da campanha, ocorrida de março a abril deste ano deve receber a segunda dose (reforço). Consequentemente, o criador deve apresentar o recibo da aquisição da vacina e a relação dos animais vacinados (por categoria) à Codesav, para notificação. Caso contrário, ele não poderá receber o Guia de Trânsito Animal (GTA), exigido no momento da comercialização. O gerente de defesa e inspeção animal afirmou que outra garantia para o Amazonas ter todo seu rebanho vacinado está no fato de que o Governo do Estado é o único a subsidiar a vacina contra febre aftosa no país. De acordo com ele, o valor comercial da vacina é R$1,85, porém com o subsídio do Governo, o produtor paga apenas R$0,60. Até o dia 30 de agosto a vacinação atingirá 41 municípios envolvidos: Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Benjamim Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Caapiranga, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Fonte Boa, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Japurá, Jutaí, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Maraã, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Parintins, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tefé, Tonantins, Uarini, Urucará e Urucurituba. Os municípios de Boca do Acre, Guajará, Canutama, Humaitá e Sul de Lábrea acompanham a vacinação do Estado de fronteira.