Governo promove ação educativa em comemoração ao Dia da Árvore

Com a participação direta de 430 alunos da rede municipal e estadual, o governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – IDAM promoveu na última sexta-feira, 21, comemoração alusiva ao Dia da Árvore. O evento aconteceu em Rio Preto da Eva, (a 57 quilômetros de Manaus) e foi realizado simultaneamente na Unloc do IDAM e escolas do município. O objetivo principal do evento foi de sensibilizar as crianças e jovens de escolas municipais e estaduais de Rio Preto da Eva sobre a importância da preservação do meio ambiente e do papel que as árvores desempenham na manutenção da vida na terra. “Entendemos que por meio das crianças podemos chegar até aos pais e a outros adultos, e, que, formando uma geração de futuros cidadãos conscientes, estaremos contribuindo para a conservação do mundo em que vivemos”, disse Frade Júnior, gerente da Unidade Local do Rio Preto da Eva. A programação constou de um ciclo de palestras junto aos alunos de 06 escolas da sede do município, seguido do plantio de 300 mudas frutíferas e florestais pelos alunos e professores. As mudas distribuídas e plantadas são das espécies castanheira, andiroba, ipê, pau-pretinho, mogno, açaí, cupuaçu, sapotilha, jenipapo, laranja e outras. As crianças da escola Mundo da Criança visitaram as dependências da Unidade local do IDAM, onde foram recepcionados pelo gerente local, Frade Júnior, pela assistente social, Iolete Pinto e a auxiliar administrativa Maria Auxiliadora. Após a apresentação de vídeos educativos, as crianças e professoras plantaram uma árvore nos arredores da sede do IDAM. Para Maria Auxiliadora, essa experiência foi muito positiva, pois as crianças desenvolveram o espírito de responsabilidade por todas as mudinhas que plantaram, prometendo zelar até virarem uma árvore frondosa, e,com muitos frutos. A turma da manhã da escola municipal Alegria do Saber recebeu a visita dos extensionistas do IDAM Gerffison Alves, Luiz Arruda e Pauline Bernardo. Na parte da tarde, esta mesma escola, foi atendida pelos extensionistas João Lucas e Júlio Góes. A Escola Estadual Rio Preto da Eva ficou a cargo dos extensionistas Willian Lemes e Marcos Fábio. As atividades realizadas na "Escola Estadual Raimundo Paz" foram conduzidas pelos extensionistas Jamilson Laray e André Vasconcelos. Esta mesma dupla também atendeu o Centro Municipal de Educação Infantil- CEMEI . O momento de inclusão social do projeto, ficou a cargo do extensionista Pedro Benício, gerente de Produção Vegetal do IDAM Centralque além de palestra educativa, realizou o plantio de árvores, junto aos alunos da Associação de Pais e Amigos das Crianças Especiais – APAE/Rio Preto da Eva. “Não poderíamos deixar estas crianças fora dessa iniciativa. Tive uma turma bastante atenta e participativa, independente da limitação de cada um, todos queriam plantar e regar sua árvore” disse Pedro Benício. As mudas utilizadas nessa ação foram provenientes da produçãoda Unidade Local, específica para este evento, bem como obtidas em parceria com um viverista local,empresário do ramo de transporte intermunicipal e por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do município de Manaus.