Humaitá: Extrativistas recebem qualificação

Mais de vinte agricultores familiares participaram do curso de Boas Práticas de Manejo da Castanha do Brasil, realizado na comunidade Namour, município de Humaitá, pela Unidade Local do IDAM. O evento aconteceu no final do ano passado e foi ministrado pelo engenheiro florestal José Maria Oliveira da Silva.
De acordo com o gerente do IDAM, Carlos Antonio Pantoja, o curso foi considerado de grande importância para os agricultores extrativistas da comunidade, principalmente por conta dos módulos repassados durante toda a parte teóricae prática, como as técnicas mais adequadas para o desenvolvimento da atividade, consideradabastante rentável e promissora no município.
O manejo da castanha é a principal fonte de emprego e renda no meio comunitário, disse Pantoja. Os técnicos da UNLOC esperam que após a realização deste curso, os participantes possam praticar o manejo da castanha do Brasil de forma sustentável, garantindo, com isso,um produto de qualidade para o mercado consumidor local e da região.
A ideia também, é evitar o êxodo rural. Para isso, o governo do Estado, por meio o IDAM, vem investindo, incansavelmente, no meio rural, dando-lhe condições de vida social, ambiental e econômica e, consequemente, fazendo com que as famílias tradicionais permaneçam no campo.