Idam acompanha seminário de Bioeconomia

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) acompanhou nesta quarta-feira (30/09) o Webinário de Bioeconomia da Floresta: Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento da Cadeia do Açaí e da Castanha no Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, organizado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB). O seminário virtual reuniu pesquisadores da Embrapa, da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab), do Banco da Amazônia e do SFB, e foi acompanhado pela chefe do departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal do Idam, Nadiele Pacheco.

Durante o evento, se discutiu as peculiaridades da cadeia produtiva do açaí e da castanha na Amazônia Ocidental e de que forma novas políticas e tecnologias, como o uso de drones e aprendizado profundo, podem ser usadas tanto para superar os obstáculos do desenvolvimento sustentável na região, como também usufruir de suas oportunidades únicas.

“Aqui no Idam nós temos um projeto o prioritário para a cadeia de valor da castanha e outro para a cadeia do açaí”, disse Nadiele. “Ambos os projetos podem aproveitar essas novas tecnologias para aplicá-las aqui no Estado e o Idam pode servir de ponte como órgão prestador de serviços de assistência técnica para levar essa tecnologia ao campo”, avaliou.