Idam anuncia cursos em Itacoatiara

Inicia amanhã, 5, no município de Itacoatiara, há 300 km de Manaus, o curso sobre Melhoria da Qualidade da Farinha. O evento será desenvolvido por meio de uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas, Idam, e Ministério do Desenvolvimento Agrário e vai beneficiar vinte produtores rurais da comunidade Ajuricaba, localizada na vila de Lindóia.
Segundo o gerente da Unidade Local do Idam, João Nestor Hage, hoje, 70 por cento da produção de mandioca é utilizado na fabricação de pé-de-moleque, ou seja, a fabricação de farinha tem pouco destaque, o que acaba preocupando o Instituto. Por meio do curso o Idam quer reverter este quadro, e garantir uma produção considerável de farinha de boa qualidade no local.
O município de Itacoatiara possui 4 mil hectares de mandioca plantada e produzida, conforme dados do Idam. A farinha produzida no município abastece, além das feiras e mercados locais, os municípios vizinhos. Mais de 6 mil produtores de 217 comunidades (várzea e terra firme) trabalham com a cultura e recebem atenção especial, tanto no melhoramento das espécies e cultivares utilizadas para o plantio, como na adoção de métodos e técnicas de manejo.
Considerada a principal cultura praticada no Amazonas a mandioca é uma das principais atividades econômica e social das populações rurais. O curso que encerra no próximo dia 7, quinta-feira, deve aumentar a produção de farinha na região e garantir uma nova renda aos agricultores familiares. Látex
Nos dias 7 e 8 deste mês a Unidade Local do Idam/Itacoatiara, realiza o curso de Boas Práticas de Extração de Látex para vinte cinco produtores rurais da Associação de Produtores Rurais e Criadores do Paraná da Cerpa – APROCRIA.
Este ano mais de 400 toneladas de borracha foram produzidas o que dá ao município um destaque no setor. Por conta do crescimento na produção o Idam quer garantir um melhoramento na extração do leite, com técnicas adequadas, e tecnologia de ponta. “Mesmo manual, temos equipamentos considerados bastante eficientes para garantir uma produção de qualidade e em grande proporção”, reforçou o gerente.
Além disso, mais três cursos já foram anunciados: Piscicutura, Apicultura e Manejo Florestal.