IDAM aposta nos festejos religiosos para promover comunidades

Os meses de janeiro a abril são de destaque nas comunidades do município do Careiro da Várzea, principalmente por conta das festividades religiosas. Denominadas São Francisco, São Lázaro, São Sebastião, elas seguem tendência atemporal de manter as tradições. E nesta época a movimentação é intensa na organização dos eventos festivos, os quais apresentam finalidades diversas, indo das homenagens ao santo padroeiro até a divulgação das potencialidades locais. Algumas têm o calendário adaptado por fatores como: cheia e seca dos rios; período de safra nas colheitas, dentre outras. E o IDAM por meio da sua Unidade Local, no âmbito da sua atuação social tem aproveitado essas manifestações populares nas comunidades para prestar assessoria precisamente no que se refere ao apoio as questões socioculturais, estimulando que tudo seja feito da forma mais coletiva possível buscando sempre objetivos comuns como o desenvolvimento da sociedade local e o bem estar dos seus habitantes. Por isso, dentre as muitas atividades da Unloc os técnicos Liliane Costa e Francisco da Silva tentam promover nas comunidades o respeito às tradições locais e incentivar os momentos de confraternização da população, através da formação de Parcerias com a SEPROR e Prefeitura Municipal, sendo que isso pode ser constatado nos inúmeros eventos que ocorrerão no primeiro Trimestre do ano, dentre os principais estão a Festa dos Produtores do São Francisco do Curarizinho, a Festa Religiosa de São Sebastião na Costa do Curuçá, A Festa dos Produtores Rurais em homenagem a São Lázaro (Costa do Curuçá), dentre outras. O resultado vem agradando a gerência da Unidade Local do Idam que, a partir dessas ações começa a perceber motivação dos agricultorese, consequentemente, espírito de coletividade.