Idam atende piscicultores do Careiro Castanho com curso de Boas Práticas de Manejo na Piscicultura

23 piscicultores de diversas comunidades participaram do curso, que abordou temas relacionados a todo o processo produtivo do setor

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) concluiu hoje (05/11) um curso de Boas Práticas de Manejo na Piscicultura no município de Careiro Castanho (distante 88 quilômetros de Manaus). Ao todo, 23 piscicultores participaram da programação, que abordou temas relacionados à preparação dos viveiros, biometria, qualidade da água e diversos aspectos relacionados à comercialização.

Segundo o coordenador do curso e engenheiro agrônomo da unidade local do Idam no município, Lindenberg Costa Paulino, o curso iniciou na quarta-feira (03/11) e foi ministrado pelo engenheiro de pesca do instituto Pedro Henrique de Sá Vieira.

“Hoje a piscicultura é uma atividade de grande potencial no município, tendo em vista que há grandes áreas que podem ser exploradas apesar do gargalo com o elevado preço do insumo ração. A pesca ainda é mais representativa economicamente falando, mas a piscicultura está crescendo a cada ano”, observou Lindenberg.

Durante o curso, foram abordados temas que abrangem todos os aspectos da atividade da piscicultura, como alevinagem, povoamento, preparação de viveiros, biometria de peixes, manejo alimentar, monitoramento da qualidade de água, despesca e comercialização.

Para a produtora rural Suzana Brito, moradora da estrada de Autazes, o curso irá ajudá-la a implementar a piscicultura em sua propriedade.

“Só tenho a agradecer, o material foi muito importante e eu pude adquirir novos conhecimentos que pretendo implementar nos meus projetos”, disse ela.

Outro piscicultor beneficiado foi Antônio Silva, do ramal Floresta. Segundo ele, este era o primeiro curso de capacitação do qual participava. “Para mim foi uma grande experiência. Eu nunca tinha participado de um curso de capacitação como este e eu só tenho a agradecer aos técnicos do Idam pela iniciativa”.

Piscicultura – O setor pesqueiro é um dos que mais gera ocupação econômica no estado, com mais de 200 mil pessoas envolvidas no sistema produtivo do pescado e seus subprodutos. As cadeias produtivas da piscicultura e da pesca estão contidas na lista dos Projetos Prioritários do Idam, planejados para o período de 2019 a 2022, cujo objetivo é ampliar o uso de tecnologias e inovações de gestão.

Durante este período, o Idam tem direcionado suas ações para a distribuição de alevinos e pós-larvas, capacitação de beneficiários, elaboração de projetos de crédito rural, apoio na legalização ambiental, manejo de lagos e orientações gerais.

FOTOS: Divulgação/Idam