Idam atua na entrega do Certificado de Produção Orgânica para o guaraná de São Sebastião do Uatumã

Certificado promete agregar valor a produção local e fomentar a economia do município

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou no mês passado, no Distrito de Santana em São Sebastião do Uatumã (distante 247 quilômetros de Manaus), uma ação de entrega de documentos, Kits da Agricultura Familiar e do Certificado de Produção Orgânica para o guaraná do município.

A atividade foi produto de uma parceria entre o Instituto, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Produção e cumpre uma das metas do Projeto Prioritário do Guaraná que, no município, é coordenado pela técnica agropecuária Mariza Gomes da Silva.

“Este certificado é uma importante conquista para o município e irá agregar valor ao nosso guaraná”, disse a gerente da unidade local do Idam no município, a engenheira agrônoma Kerolly Lopes.

Segundo a gerente, o certificado agrega valor ao produto, atingindo mercados internacionais; valoriza a produção local, tornando o guaraná orgânico do município reconhecido; proporciona um produto isento de agrotóxico e que ganha credibilidade na mesa do consumidor final.

Ainda conforme Kerolly, a ação incluiu a entrega de 36 kits de sementes,11 DAPs e 17 Carteiras do Produtor.