Idam capacita agricultores familiares no município de Ipixuna

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) realizou no período de 17 a 19 de outubro, no Plenário da câmara municipal de Ipixuna, um curso sobre Boas Práticas de Manejo em Piscicultura. Cerca de 20 agricultores familiares participaram efetivamente do curso, que foi desenvolvido por meio de aulas teóricas e práticas. A capacitação foi ministrada pelo engenheiro de pesca, Marcel Corrêa, que pela segunda vezdesenvolve cursos desta natureza no município. Os participantes receberam conhecimentos básicos sobre introdução a piscicultura, sistema de cultivos, construção de barragens, construção de tanques escavados, cultivo de peixes em tanques-rede, manejo alimentar, tipos de ração, biometria (pesar e medir o pescado), dentre outros. Para o engenheiro de pesca, Marcel Corrêa, o município de Ipixuna tem potencial para a piscicultura, principalmente em áreas de pastos baixas, porém tem algumas dificuldades de logística quanto ao alto custo da aquisição de ração, transporte de alevinos, insumos em geral e, maquinários para a construção das estruturas de piscicultura. “Todas essas dificuldades podem ser amenizadas se houver um acompanhamento constante de técnicos especializados na área de piscicultura, visto que, após a minha primeira visita já é possível perceber as mudanças ocorridas no município com relação à piscicultura. Isso é um sinal que está surtindo efeitos, por isso temos que continuar” destacou o engenheiro de pesca. Segundo o gerente da Unidade Local do Idam, Luciano Pinheiro, o curso superou mais uma vez todas as nossas expectativas e, melhor ainda dos agricultores que saíram mais motivados e preparados para executar a atividade com mais responsabilidade. “Estamos certos de que trabalhando dentro das técnicas absorvidas durante o curso os resultados alcançados serão equivalentes aos esperados e, quem ganha com isso é o município em produção de qualidade, o produtor com o aumento de renda e satisfação pessoal e, a instituição em credibilidade nos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater)”, finalizou o gerente.