IDAM capacita segunda turma de Sargentos Agrários

Em uma programação elaborada para 10 dias de treinamento que encerra na próxima quinta-feira, 30, o IDAM coordenou pelo segundo ano os trabalhos relativos ao processo de reciclagem dos técnicos agrícolas que se incorporaram ao exército brasileiro no projeto conhecido como sargento agrário.
A turmaé composta por 19 técnicos agrícolas formados pelo Instituto Federal do Amazonas – IFAM (antiga escola agrotécnica) provenientes do núcleo de Manaus e do núcleo de São Gabriel da Cachoeira. Osprofissionais passam a atuar, após os treinamentos, nos Pelotões Especiais de Fronteiras – PEF do Exército, na produção de alimentos destas organizações militares, no apoio as comunidades indígenas e não indígenas circunvizinhas a estes PEF’s no sentido de garantir a segurança alimentar destas comunidades, interagindo com a Unidade local do IDAM de São Gabriel da Cachoeira na aplicação de metodologias participativas e em outras atividades de ATER. E ainda, identificar criteriosamente agricultores familiares com potencial de receber apoio do governo do Estado, por meio da da AFEAM atuando como agentes de crédito nestas regiões.
Durante toda a capacitação, o IDAM mobilizou todas as gerências do Departamento de ATER, além da gerência de Apoio as Organizações de Produtores e da gerência de Capacitação e Metodologias do Departamento de Operações e das Unidades Locais de Iranduba, Rio Preto da Eva e de Manaus.
O conteúdo programático foi direcionado para as atividades de maior potencial agropecuário como a produção de hortaliças em sistema a céu aberto e em sistema protegido (plasticultura), citricultura, avicultura (postura e mista), piscicultura (viveiro de barragem, viveiro escavado e canal de igarapé) e suinocultura. Os sargentos receberam também noções sobre as metodologias de ATER, as diversas formas de organizações sociais e do uso responsável do crédito rural bem como da elaboração do plano de negócio para a aplicação do crédito. Segundo o Engenheiro Agrônomo, Pedro Jorge Benício, da Gerência de Apoio à Produção Vegetal/DATER/IDAM, que coordenou e acompanhou todas as atividades desta capacitação, a parceria entre a Agência de Fomento do Estado do Amazonas – AFEAM e o Exército Brasileiro pode trazer um crescimento produtivo e econômico às comunidades mais isoladas do Estado, porém a possibilidade da aplicação deste crédito deve ser avaliada de forma responsável e bem criteriosa para que todos se tornem agentes de desenvolvimento e não geradores de inadimplentes.
Participaram da capacitação com apresentação de palestras, além do IDAM, a Secretaria de Estado da Produção Rural – SEPROR, o Instituto Federal do Amazonas, a Agência de Fomento do Estado do Amazonas, a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas – ADS e o SEBRAE.