IDAM destaca atividades de Ater realizadas no município de Urucará

A equipe técnica da Unidade Local do IDAM / Urucará (a 261 km de Manaus), comemora os bons resultados obtidos em 2012, e já se prepara para colocar em prática as metas contidas no Plano Operativo da Unidade para 2013. “O nosso foco em 2012, foi o desenvolvimento econômico do município por meio das atividades voltadas para o setor primário que visam gerar renda para as famílias e consequentemente a melhoria na qualidade de vida dos agricultores assistidos pelo IDAM”, enfatizou Omesias Santos, gerente da Unidade Local. Segundo ele, as conquistas realizadas pelo IDAM marcaram o ano de 2012, com a elaboração de projetos de financiamentos de crédito rural que ultrapassaram valores correspondentes a 2,6 milhões de reais, o que beneficiou mais de 400 agricultores familiares, onde esse recurso foi investido na aquisição de máquinas e implementos agrícolas, veículos para uso em atividade de pesca e escoamento da produção, custeios e investimentos agrícolas e pecuários. É importante destacar as atividades voltadas para o fortalecimento das associações, cooperativas, sindicatos, colônias e demais organizações comunitárias, capacitação do público rural, visitas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) nas Unidades de produção familiar, realização de reuniões, palestras, intercâmbios regionais e nacionais, incentivo a realização de exposição de produtos oriundos da agricultura familiar, incentivo e apoio às mulheres rurais produtoras de artesanato, realização de Workshop, incentivo ao público jovem rural, emissão de Declaração de aptidão ao Pronaf (DAP), parcerias interinstitucionais, dentre outros.
Revitalização da Cultura do Guaraná
“Uma das principais atividades desenvolvidas pela Unloc em 2012, foi o serviço de Ater voltado para revitalização dos guaranazais propagados por semente. Em parceria com produtores rurais do município de Urucará e com a Unloc/São Sebastião do Uatumã, foi possível incentivar agricultores familiares que trabalham com a cultura no município, para o uso de boas práticas, tratos culturais e manejo”, afirmou o extensionista rural, Rui Sampaio. De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 2012, a produção nacional de guaraná foi de 3.510 toneladas em 14.470 hectares (ha) colhidos, e no Estado do Amazonas de 684 toneladas, em 6.743 hectares (ha) colhidos, com produtividade de 101 toneladas/ha. A participação do Amazonas na produção nacional é de 19,5%. Atualmente o município de Urucará é o segundo maior produtor de guaraná do Amazonas e conta com 290 produtores que cultivam guaraná propagado por via assexuada e sexuada, com 456 hectares produtivos. Com uma produção média de 136 toneladas/safra. O guaraná de Urucará já atende parte do mercado regional, tendo produtos comercializados a nível nacional e internacional por meio da Cooperativa Agrofrut. Metas para 2013
Conforme o engenheiro agrônomo da Unloc/Urucará, Pedro Chaves da Silva, em 2013, a meta é atender mais de dois mil agricultores familiares, realizar mais ações de crédito rural por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) com apoio do Banco da Amazônia e Banco do Brasil e da linha de crédito de financiamento da AFEAM. Investir também na implantação do Programa de Mecanização Agrícola de Urucará, que tem por objetivo financiar tratores e implementos, implantar novas unidades Demonstrativas (UD’s) e Unidades de Observação (UO’s), criar o Programa de rádio Informativo Rural, além de fomentar o setor agrícola com a doação de sementes de hortaliças, milho, feijão, mudas frutíferas e máquinas.