Idam discute Plano Operativo com agricultores da comunidade Belo Monte

A equipe técnica da Unidade Local do Idam em Canutama (a 619 km de Manaus) realizou na última sexta-feira, 26, uma reunião com agricultores familiares da comunidade de Belo Monte, com o intuito de verificar necessidades encontradas na região com relação à agricultura familiar. O Idam visa elaborar cursos para melhorar a estrutura das atividades desenvolvidas pelas famílias no município.
Segundo o gerente da Unidade Local, Janderlei Albertino da Cruz, dentro das necessidades da comunidade, será feito o planejamento de serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para a elaboração do Plano Operativo 2013. “O que sem dúvida vai melhorar as atividades de extensão rural em termos de qualidade e quantidade”, ressaltou.
“Foi possível verificar no primeiro momento que a necessidade principal dos agricultores familiares da região é a falta de um maquinário como o trator, o qual iria facilitar o escoamento da produção” pontuou o gerente.
O Idam também irá desenvolver cursos voltados para o aproveitamento da melancia e jerimum, uma vez que, são produtos altamente perecíveis é que devem ser ingeridos em menor período de tempo, diminuindo assim o desperdício da matéria-prima.
É importante destacar que hoje no município existem aproximadamente 198 famílias, que sobrevivem de renda extraída por meio das atividades de pesca artesanal, plantio de mandioca, criação de bovinos, cultivo de milho, feijão e, melancia, dentre outros produtos da agricultura familiar.