Idam distribui sementes em Beruri

Em ação conjunta entre o Governo do Estado, por meio do Idam/Sepror, e Prefeitura Municipal de Beruri (Secretaria Municipal de Produção), foram distribuídas, seis toneladas de sementes – 02 toneladas de juta, 02 toneladas de malva e 2 toneladas de feijão, para 287 agricultores familiares das comunidades Nossa senhora do Perpetuo do Socorro, Costa do Moreno, São Francisco, Lírio do Vale, Santo Antonio, Paraná do Iauara, Paraná do Beruri e Bela Vista. A entrega aconteceu nos dias 19 e 20 deste mês. Antes desta ação, o Idam fez um levantamento para identificar os agricultores que já produziam fibra na região. A ação do governo visa computar a quantidade de agricultores de fibra, bem como a produção do município para 2012. Beruri vem sendo considerado com um dos maiores municípios contemplados com a subvenção econômica aos produtores de fibras, pago pelo governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável – ADS, conforme o Decreto estadual nº. 24.196. Além do pagamento da subvenção os agricultores recebem o Cartão do Produtor, que possibilita a abertura de um crédito junto à Agência de Fomento do Estado do Amazonas – Afeam, com a finalidade de propiciar recursos financeiros para sustentação de seus negócios. O secretário municipal de produção ficou satisfeito com a recepção de cada agricultor ao receber a equipe, mesmo sendo pouca a quantidade de semente entregue mais todos ficaram satisfeitos. O presidente da comunidade Bela Vista, Edinei Braga, ressaltou que, desde maio do ano de 2006, data da implantação do Idam no município, o governo do Estado vem atendendo os agricultores, tanto no que se refere ao fomento de sementes, quanto na distribuição de equipamentos, além de ação de crédito e assistência técnica de qualidade. “Não podemos esquecer nunca de todas essas ações, por isso, hoje, só temos a agradecer”, finalizou o agricultor.