Idam e Cavalaria da Polícia Militar estudam parceria para fortalecer a equinocultura

Com o objetivo de fomentar a equinocultura (criação de cavalos) trabalhada em diferentes atividades como a equoterapia, esportes equestres e como auxílio no trabalho do campo, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e a Cavalaria da Polícia Militar estudam a possibilidade de firmar parceria para intensificar a atividade no estado com orientações técnicas por meio de capacitações para acadêmicos, profissionais da área, produtores e tratadores.

Na manhã desta quarta-feira (05/08), o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, recebeu na sede do Instituto o subcomandante Capitão Paulo Queiroz, representando o comandante Major D. Muniz, e o tenente Pedro Melo para alinhar ações em parceria.

Segundo Valdenor Cardoso, o Amazonas tem potencial para atividade e registrou em 2019, um rebanho de 14,3 mil animais equinos em todo o estado, conforme dados do Idam. “No Amazonas, temos polos especializados e a equinocultura tem se desenvolvido em regiões como Humaitá, Apuí e Baixo Amazonas. Além disso, essa é uma atividade que vai movimentar a economia com a demanda de insumos, alimentos e mão de obra”, disse Valdenor, ao destacar que o Instituto irá dar atenção para este segmento.

De acordo com o Capitão Paulo Queiroz, atualmente a cavalaria conta com um plantel de 20 equinos e até a primeira quinzena de setembro serão acrescentados mais 40 animais.

“Estamos melhorando a estrutura física do Regimento de forma a poder proporcionar uma melhor qualidade de vida aos animais. Precisamos do apoio do Idam para trabalhar nossa área, pois receberemos esses equinos em aproximadamente 60 dias”, disse o subcomandante.

O Idam irá apoiar a preparação do potreiro com a disponibilização de um técnico e trator para realizar o trabalho de aração do terreno, que fica localizado na sede da Cavalaria, no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus. Este ano, o Governo do Amazonas, investiu R$ 3,5 milhões na ampliação da sede da Cavalaria e mais R$ 1,5 milhão para aquisição de cavalos.

Segundo Queiroz, seguindo a estratégia do Comando Institucional, com o novo plantel atuaremos desenvolvendo o policiamento ostensivo no processo montado, aumentando a sensação da sociedade amazonense, em projetos sociais de 1° prevenção e na equinocultura. “Temos a oportunidade de fazer algo não só pela Cavalaria, mas para fomentar a atividade na região do Amazonas, e com o avanço do agronegócio, que impõe a inserção de certas atividades, precisamos estar preparados”, destacou.

Investimento– Futuramente a Cavalaria tem como meta iniciar uma coudelaria, utilizando equinos (garanhões e matrizes) para reprodução em áreas de um hectare por animal.

Queiroz destacou que a parceria na formação dessa coudelaria seria uma forma de produzir equinos no Amazonas. Além disso, a Cavalaria poderá oferecer capacitações como manejo de equinos, ferrageamento, manejo alimentar e doma de cavalos para criadores e profissionais de todo o Estado.

Outra pauta de interesse do estado do Amazonas apresentada pelo diretor-presidente do Idam é a instalação de um laboratório, em Manaus, para análise de doenças de equinos como o Mormo e Anemia Infecciosa Equina (AIE). Atualmente esses exames exigidos pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) em cumprimento ao Programa Nacional de Sanidade dos Equinos são realizados fora do Estado, como Pernambuco, São Paulo e Minas Gerais.

Participaram da reunião, o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do Idam, Luiz Carlos do Herval Filho, e a gerente de Apoio à Produção Animal, Meyb Seixas.