IDAM e parceiros lançam manual sobre sementes

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançaram nesta quarta-feira, 3, o primeiro manual didático do Curso Básico de Manejo de Sementes de Espécies Arbóreas Tropicais no Brasil. O evento realizado no gabinete do Idam contou com a participação do presidente da instituição Edimar Vizolli, do professor coordenador Manuel Lima e professor Éwerton Nascimento da Ufam, Domingos Macedo representante do Sebrae, além dos chefes de departamento Sérgio Gonçalves e Armando Jorge e os técnicos Jaime Vitor e Nadiele do Idam. O Curso já possui registro no Ministério da Educação (MEC) e está inserido na Ufam como curso de extensão. De acordo com o Coordenador do Curso, Professor Manuel Lima, uma das metas deste curso é proporcionar aos agricultores familiares mais uma opção de renda familiar por meio de produtos não-florestais, já que a demanda por sementes vem crescendo bastante na Amazônia. “O primeiro passo é procurar as Unidades Locais do IDAM para fazer a inscrição. Após essa etapa serão formados grupos de pelo menos 25 pessoas para que o processo seletivo seja iniciado. Com um bom desempenho, os concludentes receberão certificado do curso registrado na Ufam e no MEC, tornando-se aptos a comercializar sementes junto às empresas públicas ou privadas”, informou o coordenador. O Idam vem trabalhando em parceria com a Ufam e o Sebrae para que as sementes sejam catalogadas e liberadas para comercialização, em função da demanda de mercado. No Amazonas o reflorestamento tem atenção especial na região sul do Estado, e a proposta é que sejam plantadas mudas de espécies em extinção como o pau-rosa e o mogno, além de mudas de açaí e guaraná que são representativas para economia. Durante o lançamento do manual, Vizolli enfatizou a preocupação do Governador Omar Aziz em identificar alternativas para diminuir a emissão de carbono com projetos de reflorestamento nas áreas desmatadas do nosso estado. “Temos um grande desafio que é o reflorestamento por meio de Sistemas Agroflorestais, principalmente na região sul do Amazonas. O Amazonas é o único estado que possui uma câmara de armazenamento de sementes no Brasil, com capacidade de 14 toneladas de armazenamento, localizada no Campus Universitário da Ufam, construído em parceria com a universidade e o Governo do Estado, por meio do Sistema Sepror/Idam. Esse é uma ótima oportunidade de aproximar ainda mais a pesquisa da extensão e com isso distribuir as mais variadas espécies para toda região amazônica, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)”, finalizou o presidente do Idam. Segundo o chefe do departamento de florestas do Idam, Sérgio Gonçalves, a regularização de sementes que tem por base a Lei Sementes e Mudas (Lei nº. 10.711, de 05 de agosto de 2003 e Decreto n°. 5.153, de 23 de julho de 2004), obriga comprovar a procedência das sementes obtidas pelo agricultor familiar e pelo coletor. “A partir de agora temos mais uma alternativa para incentivar o reflorestando de boa parte de regiões devastadas, além de oportunizar renda ao agricultor com a comercialização dessas sementes.”, concluiu Sérgio.