Idam e Semacc alinham estratégias para fomentar produção rural em Manaus

Em reunião realizada no Idam, órgãos fecharam parceria para levar serviços e assistência técnica a produtores rurais da capital.O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal de Manaus (Semacc), em reunião na terça-feira (14/02), alinharam estratégias e ações conjuntas entre os órgãos para fomentar a produção rural em Manaus ao longo deste ano, levando estrutura, assistência técnica e cidadania aos produtores rurais.

O diretor-presidente do Idam, Daniel Borges, que participou da reunião na sede do Idam ao lado do titular da Semacc, Wanderson Costa, destacou que as ações conjuntas a serem realizadas pelo Instituto e pelo Semacc e outros órgãos municipais e estaduais durante este ano vai promover o fortalecimento do setor primário na área rural e ribeirinha da capital amazonense.

“Estamos fechando uma parceria junto à Prefeitura para priorizar a zona rural de Manaus, onde temos uma grande demanda de produtores, como a emissão do Cartão do Produtor Primário e a regularização através do Cadastro Ambiental Rural. Com essa parceria vamos avançar cada vez mais no setor primário na região de Manaus, ampliando a oferta de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na capital”, ressaltou o presidente.

Wanderson Costa, da Semacc, aponta que a participação de extensionistas do Idam em ações do Manaus + Agro é importante para que a agricultura familiar possa avançar e gerar mais renda na zona rural do município. O programa da Prefeitura de Manaus é voltado ao fomento da agricultura na capital, com entrega de sementes, alevinos, auxílio com maquinários, entre outros serviços.

O planejamento estratégico firmado entre os órgãos também visa uma atenção especial à piscicultura.

“Trouxemos pautas importantes para avançarmos na agricultura familiar, em várias culturas que estão no planejamento estratégico da Prefeitura em parceria com o Governo do Amazonas”, enfatizou o secretário municipal.

O planejamento estratégico firmado entre os órgãos também visa uma atenção especial à piscicultura, com oferta de assistência técnica e distribuição de insumos aos produtores rurais e recuperação de tanques, como destaca a diretora de Agricultura e Abastecimento da Semacc, Meyb Seixas.

“Já temos algumas ações traçadas que serão fortalecidas com a entrada do Idam no processo, para que possamos criar uma piscicultura ainda mais potencializada, afinal o peixe faz parte da cultura dos amazonenses”, ressaltou.

Durante a reunião, também foram abordados outros temas, tais como a criação de uma Unidade Local (UnLoc) do Idam no Centro de Manaus, para ofertar atendimentos em parceria com a Semacc; ações de cidadania, com a emissão de Cartão do Produtor Primário (CPP); entre outros.

Texto e fotos: Rita Ferreira