Idam e Ufam de Humaitá orientam produtores rurais de Canutama

 

    Equipe técnica do Idam, do Instituto de Educação, Agricultura e Meio Ambiente e agricultores familiares do assentamento São Francisco participaram da reunião.

A unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em Humaitá, município distante 675 quilômetros de Manaus, realizou no último sábado, (02/06), reunião com agricultores familiares do assentamento São Francisco, pertencente ao município de Canutama, localizado na BR 319, sentido Porto Velho.

A reunião foi realizada na sede do assentamento São Francisco, que fica no município de Canutama, mas, devido ser mais próximo do Idam e da Ufam de Humaitá, estão recebendo apoio. O evento contou com a parceria do Instituto de Educação, Agricultura e Meio Ambiente (IEAA), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) de Humaitá, tendo como objetivo de apresentar aos mais de 15 agricultores presentes, a importância de algumas das principais documentações voltadas ao homem do campo, como a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e o Cartão do Produtor Primário, bem como, os benefícios que a emissão e regularização dos documentos trazem para o desenvolvimento das atividades agropecuárias, pesqueiras e florestais.

    A produção de guaraná no assentamento também foi pauta durante a reunião.

Na ocasião, também foi conversado sobre a produção de guaraná na localidade, onde há sete agricultores cultivando, mas precisam de incentivos para a comercialização, durante o assunto foi encaminhada uma próxima reunião com representantes da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), e os agricultores da comunidade.

Gisely Melo, gerente do Idam em Humaitá, explica a relevância dessa reunião com esses trabalhadores. “Nossa presença enquanto órgão de assistência técnica é de suma importância, e os mesmos ficaram muito felizes com nossa presença junto com os professores e alunos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) a qual tem projetos dentro desse Assentamento, mas sem a presença do Idam ficaria difícil, então firmamos, mas essa parceria que é muito importante para o desenvolvimento daquela comunidade”, comentou a gerente.