Idam em Santo Antônio do Içá realiza visitas técnicas a produtores rurais

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas em Santo Antônio do Içá (Idam/Santo Antônio do Içá) tem realizado diversas atividades ao longo deste ano. Segundo a gerente da unidade local, Gilciane Plácido, o Idam tem realizado um trabalho árduo na região e os resultados têm sido positivos.

No mês de fevereiro a Associação dos Agricultores Familiares de Santo Antônio do Içá retomou a organização administrativa e jurídica, assim como as atividades aos sócios para a realização da Feira da Agricultura Familiar que ocorre todos os sábados, no município.

Ainda, segundo Gilciane Plácido, entre os dias 2 e 17 de março, a equipe atendeu um total de 332 agricultores familiares durante visita de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) realizada em 25 comunidades da região.

A ação contou com a parceria da Prefeitura de Santo Antônio do Içá que disponibilizou recurso para o apoio logístico. Também foram atendidas 45 famílias da Associação de Comunidades Manejadoras do Pirarucu que pretendem participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Idam entrega Cartão do Produtor Primário a agricultores familiares em Santo Antônio do Içá

Nesse período, foi realizado ainda a emissão e renovação da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e Cartão do Produtor Primário (CPP), assim como, o recadastramento para controle emergencial, atendimento básico de saúde, organização de inclusão produtiva e social, além de distribuição de 500 quilos de sementes de milho e 80 quilos de sementes de arroz.

Na última segunda-feira (18), a unidade local fez ainda, a entrega de 81 CPPs na comunidade indígena Vila de Betânia, onde ocorreu reunião sobre o Edital 001/2019 referente ao Programa Nacional de Alimentação Escolar- da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (PNAE-Seduc) e atendimento para a elaboração de projetos de venda de produtos (farinha amarela, abacaxi, banana in natura, batata cará, pescado regional e galinha caipira) com o objetivo de capitanear um recurso de R$ 30.020,00 para a geração de renda dos indígenas.

Foram distribuídos 500 quilos de sementes de milho e 80 quilos de sementes de arroz