Idam instala horta em presídio

Não é de hoje que tem aumentado o numero de pessoas interessadas em plantar hortaliças. Nada melhor que ter ao alcance da mão hortaliças fresquinhas, colhidas poucos minutos antes do preparo e do consumo. Em Coari essa realidade não é diferente. Graças ao incentivo da equipe local do Idam em parceria com a Justiça do município, o presídio local agora tem uma horta para melhorar a alimentação dos detentos.
Nesta terça e quarta-feira, 1 e 2, o engenheiro agrônomo do Idam Dimitri Portugal, ministrou na áreado presídio o curso de horticultura. A atividade contou com a participação de 10 detentos que receberam aulas teóricas sobre instalação de uma horta caseira, bem como a utilização de ferramentas agrícolas, preparo da área, tipos de hortaliças, sementes, repicagem, transplantio, espaçamento, controle de pragas e doenças e adubação. Depois da parte teórica, os detentos também receberam aulas práticas para implantação de hortas no espaço cedido pelo presídio, incluindo a montagem dos canteiros, adubação orgânica e química, plantio através de semeio e em covas. Inicialmente foram plantados coentro, alface, cebolinha, maxixe, couve, pepino, pimentão e quiabo.
Segundo Dimitri, o curso trará benefícios de toda ordem. “Além das hortaliças servirem para a alimentação, os detentos aprenderão uma atividade que certamente servirá como fonte de renda quando estiverem em liberdade. Na maioria das cadeias publicas os presos ficam ociosos e quando voltam à liberdade não sabem o que fazer e acabam retornando a criminalidade. Com este tipo de incentivo poderão ter uma oportunidade de uma vida um pouco melhor”, finalizou o técnico.