IDAM intensifica serviço de ATER em Tabatinga

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) fechou com sucesso as atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), referentes ao primeiro semestre deste ano, no município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus). Além do Crédito Especial, que atendeu os agricultores atingidos pela enchente, durante o mês de junho a equipe do IDAM fez a distribuição de duas toneladas de sementes de milho, melancia, abóbora, coentro, maxixe e cebolinha para produtores das comunidades de Limeira, Praia de Fátima, Araçari, Terezina III, Terezina IV, Bom Futuro, Tauarú, Sacambú e Nova Esperança, consideradas as mais produtoras do município. De acordo com estimativa do IDAM, em torno de 140 toneladas de milho devem ser colhidos até o final desteano. Outra produção que também merece destaque é a da melancia. A estimativa de produção é de 180 mil frutos. Para o agricultor Francisco das Chagas, após a grande aflição decorrente da enchente, este é o momento de renovar forças, arregaçar as mangas e iniciar os plantios. Segundo o gerente do IDAM, Jânio Ferreira, os agricultores estão animados com a nova proposta do Governo, voltada ao incentivo da produção, que foi anunciada, recentemente, pelo secretário da Produção Rural do Estado, Eron Bezerra. Na proposta foram incluídos Crédito, Sementes, Assistência Técnica e Compras da Produção Familiar. O gerente garantiu que, no segundo semestre deste ano, os agricultores receberão mais assistência técnica e mais apoio no escoamento da produção, principalmente com a implementação dos Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa de Regionalização da Merenda Escolar – PREME, desenvolvidos pelo governo federal, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab.