Idam leva a Presidente Figueiredo unidade demonstrativa de boas práticas para uma pecuária sustentável

Objetivo é introduzir a pecuária de forma sustentável na comunidade Serra do Sol

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) deu início, neste mês de janeiro, à implantação de uma unidade demonstrativa de pecuária no município de Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus). O objetivo é divulgar boas práticas na criação de animais a fim de desenvolver o setor primário no município e no estado.

“A iniciativa da implantação desta unidade demonstrativa faz parte do Projeto Prioritário da Pecuária. Iniciamos agora a implantação com a coleta de solo, identificação do agricultor demonstrador, preparo do solo com aplicação de calcário e realizando a plantação de sementes de capim”, explicou o gerente da unidade local do Idam em Presidente Figueiredo, Agostinho Tavares Campo.

Conforme Agostinho, a unidade local está sendo implantada no terreno dos agricultores Edson Alves Maciel e Edfran Leitão Maciel, localizada na comunidade Serra do Sol, ramal Pedra Pirâmide da BR 174.

Para Edfran, a implantação da unidade demonstrativa está sendo muito produtiva e faz parte de uma iniciativa de introduzir a pecuária na comunidade.

“Quando estiver concluída vai ser algo muito bom pra comunidade. Nós temos muitos agricultores que têm o interesse de trabalhar com a pecuária, mas não sabem como começar. Com a unidade demonstrativa eles irão poder ver na prática como é feito e assim ter mais facilidade para dar início”, disse.

Pecuária

A bovinocultura e a bubalinocultura no Amazonas geram ocupação econômica para mais 16 mil criadores, concentrando os maiores rebanhos nos municípios de Boca do Acre, Apuí, Manicoré, Autazes, Barreirinha e Careiro da Várzea.

Na produção animal, o Governo do Estado, por meio do Idam, tem orientado a adoção de tecnologias capazes de viabilizar a pecuária de forma sustentável, através da melhoria no manejo de animais e capacitação de beneficiários, principalmente com a utilização do sistema de pastejo rotacionado, na perspectiva da redução dos impactos ambientais gerados pela atividade.

FOTOS: Divulgação/Idam