​Idam leva assistência à organização de produtores na RDS Puranga Conquista

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), por meio da Gerência de Apoio as Organizações de Produtores (Georp)  e em Parceria com a Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Pesquisas Ecológicas (Inpe), deu continuidade, nesta semana, às tratativas da revitalização da Associação dos Agricultores da Margem Esquerda do Baixo Rio Negro, Rede Tucumã do Rio Negro, organização localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista.

“Por muito tempo inativa, dia 11 de abril a associação deu os primeiros passos rumo à reativação e regularização de seu CNPJ para que assim esteja apta a participar de projetos e políticas públicas voltados para as organizações do Estado”, descreveu a gerente da Georp, Bruna Maia.

A reunião teve como objetivo a elaboração do Plano de Reestruturação da Rede Tucumã, troca de diretoria e posse em assembleia, que consiste em uma associação de agricultores e produtores rurais das três unidades de conservação (UC) estaduais e uma UC municipal, APA ME do Rio Negro-Tarumã-Açu, RDS Puranga Conquista, APA ME do Rio Negro-Aturiá Apuauzinho e RDS do Tupé, respectivamente.

Na oportunidade, servidores do Idam prestaram serviços de assistência técnica durante toda a Assembleia Extraordinária da organização para o plano de reativação e troca de diretoria. A partir desta regularização, a equipe pretende continuar com capacitações e oficinas de governança, atas, estatutos e liderança para que a Rede Tucumã possa ser administrada por sua nova gestão e consiga autonomia por meio da coletividade.

Para o ex-presidente da associação José Aldari, esta é uma possibilidade de recomeço.

“Há muito tempo a Rede Tucumã encontrava-se inapta e abandonada por seus sócios desanimados. Agora, com a assistência e o levantamento de outras demandas para a melhoria da região vejo um novo futuro através do coletivo e da agricultura familiar daqui”.

Ainda conforme Bruna, a troca da diretoria trouxe a necessidade de capacitações referentes ao melhor entendimento da administração da associação e levantamento de outras demandas englobadas por outras gerências do Idam.

Fotos: Divulgação/Idam

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam):comunicacaoidam@gmail.com/Ártemis Cunha 92 98406-5021)/Antônio Barros 92 98145-1183/Nailson Castro 92 99113-2311 /Rita Ferreira 92 98208-9685.