Idam leva capacitação em derivados de mandioca à comunidade de Amaturá

Trinta e seis agricultores da comunidade Niterói tiveram acesso às boas práticas na fabricação de subprodutos da mandioca

Comprometido em impulsionar a extensão rural em território amazonense, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) capacitou 36 membros da Associação de Produtores Rurais da Comunidade Niterói (APR), zona rural de Amaturá ( distante 909 quilômetros de Manaus), com o “Curso de Boas Práticas dos Derivados da Mandioca na Agricultura Familiar”. A ação, que ocorreu entre os dias 23 e 27 de outubro, foi realizada em parceria com a Prefeitura Municipal e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Com um plantio de 60 hectares de mandioca e uma produção de aproximadamente 180 toneladas de farinha por ano, a associação se beneficiou com o aperfeiçoamento de técnicas de produção de farinha, segundo o técnico do Departamento de Operações Técnicas do instituto Vicente Marques.

“Com o conhecimento adquirido, os agricultores poderão agregar mais valor aos produtos produzidos e comercializados por eles, com a garantia de mais renda para a comunidade, além de maior qualidade de vida aos envolvidos na atividade”, disse Marques.

Durante o curso, ministrado pela técnica de Desenvolvimento Social do Idam, Elcina Silva, foram abordados temas como a higienização em todo os processos produtivos, a classificação da farinha em tipos e sabores, além da fabricação de outros subprodutos da mandioca como ração, bolos, biscoitos, doces, tortas e até mesmo queijo de mandioca.

Capacitação em alta

O diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, destaca a importância de levar conhecimento técnico aos produtores rurais amazonenses. A dois meses do fim do ano, ele destaca que a programação de cursos do instituto segue em alta.

“É por meio da capacitação que o setor primário e o produtor serão fortalecidos e, conforme determinação do governador Wilson Lima, garantir conhecimento ao trabalhador rural é prioridade. Recentemente, tivemos o “Dia de Campo dos Citros”, ação na qual mais de 80 participantes tiveram acesso às técnicas utilizadas na citricultura, e, em breve, já teremos o curso de Extração de Látex. Inclusive, já estamos trabalhando na programação do calendário de 2024. O Idam não para”, concluiu Alvino.

FOTOS: Divulgação/Idam