Idam orienta agricultores sobre técnicas para o plantio do guaraná

Agricultores do município de São Sebastião do Uatumã estão participando de um curso sobre a cultura do guaraná. O evento é promovido pela Unidade Local do Idam com a parceria da Prefeitura. Na primeira parte do curso, aulas teóricas, os participantes estão aprofundando os conhecimentos por meio das orientações repassadas pelo técnico agropecuário do Idam, Rui Pereira Sampaio. Entre os temas abordados estão: Razões da Baixa Produtividade; Propagação do Guaraná; Implantação; Solo; Clima; Plantio; Sombreamento; Poda de Frutificação; Adubação Orgânica ou Convencional; Controle de Pragas entre outros. O curso teve inicio hoje de manhã e se estende até a tarde de amanhã, 18. A expectativa é para a parte prática quando os agricultores devem colocar em ação tudo o que foi aprendido. A ocasião também é propícia para a troca de informações e, principalmente favorável para que os participantes tirem todas as dúvidas possíveis. As aulas teóricas estão acontecendo no auditório da Câmara Municipal. Já as aulas práticas serão realizadas amanhã no sitio São Benedito, localizado na Estrada da Integração, Km 7, de propriedade da agricultora Maria Elizabeth Cardoso. O evento faz parte do Contrato 124, desenvolvido pelo Idam em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, que possibilita a reativação de áreas de guaranazeiros e oferece estrutura para os interessados no plantio.