IDAM participa de evento nacional de Citricultura

Inicia na tarde de hoje e segue até o dia 1º de junho, no centro de citricultura Sylvio Moreira, em Cordeirópolis/SP a 34ª Semana da Citricultura. O evento anual reúne os principais pesquisadores nas diversas áreas relacionadas à cadeia produtiva dos citros.
O IDAM ano a ano tem usado este conceituado evento para capacitar seus extensionistas em diversas áreas do estudo da citricultura. “Temos alguns municípios onde o cultivo de citros possui importante papel no PIB local, gerando emprego e renda no interior de seus municípios, Rio Preto da Eva, por exemplo, já conta com mais de 1.000 hectares plantados com laranja e temos que ofertar a estes produtores uma assistência técnica de qualidade.” Afirma Pedro Benício, gerente de Apoio à Produção Vegetal do IDAM/DATER.
A comitiva do IDAM será coordenada pela Engenheira Agrônoma, Anecilene Buzaglo da gerência de Apoio à Produção Vegetal e contarão ainda com os engenheiros agrônomos, Luiz Herval (Manaus), Favila Gentill (Iranduba) e Frade Junior (Rio Preto da Eva).
Na sessão fitossanitária serão apresentadaspalestras sobre manejo de doenças fúngicas, controle biológico de pragas e monitoramento de pragas. Na sessão do manejo nutricional de pomares serão apresentadas palestras sobre manejo da cobertura das entrelinhas de citros, manejo da adubação, uso de micronutrientes e fertirrigação. A sessão de economia e política citrícola terá palestras que abordarão desafios da gestão sustentável, planejamento e controle de custos e o mercado de suco de laranja. O evento terá uma sessão exclusiva para apresentação das conquistas no controle e manejo da doença do HLB ( Huanglongbing) anteriormente conhecida por Greening e que é a principal doença que acomete os pomares de citros no Estado de São Paulo e que ainda não existe registro na citricultura do Amazonas.
O HLB é uma doença causada por uma bactéria e que é transmitida por um inseto, o psilídeo ( Diaphorina citri), e causa inúmeros prejuízos na citricultura mundial. Não existe cura para a planta infectada e por isso o HLB é o responsável pela eliminação de uma quantidade expressiva de área com citros nos estadas do São Paulo, Minas Gerais e Paraná. “O manejo desta doença é feito com o controle do psilídeo, porém seu custo é muito onerosopara ocitricultor, por isso o Amazonas com o apoio do IDAM e da CODESAV integrou no ano passado o projeto da REDE SENTINELA e estamos monitorando a ocorrência deste inseto vetorpor meiode armadilhas instaladas em pomares do município” afirmou Frade Junior, gerente do IDAM/ Rio Preto da Eva.
Todas as medidas fitossanitárias estão sendo tomada pelo Governo do Estado do Amazonas para continuar como área livre do HLB, garantindo o crescimento deste importante seguimento daagricultura amazonense.