Idam participa de inauguração de associação e entrega de Cartão do Produtor e DAP em Beruri

Evento reuniu 145 agricultores familiares e pescadores artesanais da comunidade Sagrado Coração de Jesus

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) participou, na quarta-feira (17/11), da inauguração da sede administrativa da associação Castanheirão, na comunidade Sagrado Coração de Jesus no município de Beruri (a 173 quilômetros de Manaus). Durante o evento foi feita também a entrega de Cartões do Produtor Primário e Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Participaram do evento cerca de 145 pessoas, dentre eles representantes políticos do município e de dez associações de agricultores. Na ocasião foram entregues 23 DAPs e 68 cartões do produtor para produtores de dez comunidades rurais do município, entre eles pescadores artesanais e agricultores familiares.

O gerente da unidade local do Idam, engenheiro agrônomo Antônio Barbosa, assinalou que o cartão do produtor assegura maior acesso ao crédito para os produtores rurais. “O benefício que o Cartão do Produtor Primário traz ao produtor é de ter direito a participar do crédito rural de bancos, como Branco do Brasil, Afeam e Banco da Amazônia”, pontuou.

Com relação às DAPs, Antônio explica que o produtor com o documento tem acesso a políticas públicas dos governos federal, estadual e municipal, como o Programa Alimenta Brasil (PAB) e editais do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), entre outros.

Com a DAP e o Cartão do Produtor, o produtor torna-se qualificado para participar de processos de compra institucionais, por meio dos quais ele poderá vender seus produtos a preços dentro das médias de mercado.

FOTOS: Divulgação/Idam