Idam promove cursos voltados para o associativismo

O convênio 128/2007 firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – Idam vai permitir a realização de quinze cursos sobre Organização e Associativismo – comercialização de produtos e serviços, nos municípios de Alvarães, Autazes, Barcelos, Boa Vista do Ramos, Manacapuru/Vila Rica de Caviana, Eirunepé, Humaitá, Itapiranga, Juruá, Jutaí, Lábrea, Maués, Nhamundá, Novo Aripuanã e São Gabriel a Cachoeira.
Os cursos vão possibilitar o acesso às informações sobre os programas do governo em nível federal e estadual, entre eles: Programa de Aquisiçao de Alimentos (PAA); Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Regionalização de Merenda Escolar (PREME); Programa de Regionalização dos Móveis Escolares (PROMOVE); Programa de Subvenção Econômica da Borracha; Incentivo a Produção de Fibras, Juta e Malva e Programa de Abastecimento do Exército Brasileiro com Gêneros Alimentícios Regionais.
O primeiro curso vai ser realizado na comunidade Santa Luzia da Boa Vista, localizada a margem direita do Paraná do Parati – Repartimento do Tuiué, zona rural do município de Manacapuru.
Segundo o engenheiro agrônomo do Idam, Michaell da Silva Santos, um dos maiores problemas enfrentados hoje pelos agricultores é referente a venda dos produtos, e o acesso as informações vai permitir uma adequada concepção, estruturação, planejamento e operação dos sistemas de comercialização dos produtos da agricultura familiar.
Em média 300 agricultores familiares serão atendidos.
Conforme Michaell, o resultado esperado é que os participantes fiquem estimulados e sensibilizados para a importância, exercício e a função do associativismo, no fortalecimento de representatividade e poder de negociação por meio das organizações na sociedade civil, e ainda que os Programas de Governo possam ser sistematizados e operacionalizados no município.