Idam promove o Manejo Florestal a partir da implantação da Primeira UD

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas(Idam) por meio da UNLOC de Presidente Figueiredo e com a assessoria técnica do DATEF/GPM,pretende implantar ainda este ano a primeira Unidade Demonstrativa – UD em manejo florestal do Estado, a fim de promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades agrícolas a partir da implantação de atividades sustentáveis .
OPará é um bom exemplo de como o manejo florestal pode gerar resultados positivos. No oeste do Estado , famílias integrantes da Cooperativa Mista Flona do Tapajós Verde (Coomflona) desenvolvem desde 2005, a extração sustentável da madeira de uma área de 32 mil hectares.A atividade de manejo desenvolvida no Pará, está beneficiando tanto as florestas, que tem a sua biodiversidade local preservada, como as famílias agricultoras, que podem através da extração sustentável da madeira gerar benefícios econômicos e sociais para toda a comunidade.
No Amazonas as atividades de manejo em pequena escala tiveram iniciou em 2003,através do Programa Zona Franca Verde(PZFV). O Idam , através da implantação dessa Unidade Demonstrativa terá a oportunidade detrabalhar nas comunidades agrícolas o desenvolvimento sustentável a partir do manejo florestal, gerando renda e melhores condições de vida para os beneficiados, bem como propiciará a troca de experiências entre aqueles que já estão envolvidos com o manejo e osiniciantes.
“A expectativaé que a mesma sirva para estimular, e possibilitar o debate sobre a oportunidade e viabilidade do manejo florestal em pequena escala, associado ao uso alternativo do solo, ou seja, o comunitário ou agricultor familiar cultiva produtos agrícolas e ainda incrementa a sua renda com o manejo da floresta em sua reserva legal, por meio da metodologia de manejo socializada por este IDAM", comenta Sérgio Gonçalves, chefe do DATEF.