IDAM qualifica agricultores para produção de hortaliças em Parintins

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Considerando que as hortaliças estão presentes na alimentação diária dos amazonenses, o governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) vem investindo na qualificação da mão de obra. Para isso, capacitou cerca de 20 agricultores (as) para produção de hortaliças em área de várzea no município de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, no período de 18 a 20 de dezembro.

O Objetivo foi aperfeiçoar as técnicas de preparo das sementeiras, canteiros, balcões suspensos, plantio, adubação orgânica, tratos culturais e rotação de culturas.

Dividida em aulas teóricas e práticas a capacitação foi procedida pelo técnico em agricultura Augusto Rubens Pereira da Costa e o técnico em agropecuária Érison Fernandes da Cruz, ambos do IDAM/Parintins.

O foco da atividade foi para a qualidade e correta utilização das sementes. “O agricultor deve estar sempre atento para o tempo certo da colheita, principalmente, as folhosas, uma vez que quando cultivadas em áreas de várzea à umidade é maior, o que favorece o aparecimento de pragas e doenças”, explicou o técnico em agricultura.

De acordo com o gerente da Unidade Local do IDAM/Parintins, Adrianilson Góes de Souza, nosso papel é estimular nos agricultores a utilização de novas tecnologias, apoiando e facilitando por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) o trabalho no campo. “A expectativa agora é que os agricultores obtenham melhores resultados nas atividades agrícolas e maior rentabilidade na comercialização de seus produtos, e para 2014 a meta é trabalhar com o cultivo protegido de hortaliças”, reiterou.

Dados do Relatório de Atividades IDAM/2012 apontam que nos 62 municípios do Amazonas a produção total de hortaliças foi de 142.803 toneladas que se refere tanto ao cultivo a céu aberto quanto ao cultivo protegido.

O curso contou com apoio técnico dos extensionistas Wanderley Hollanda e Andreu Góes e do motorista fluvial Aldeney Picanço, equipe do IDAM/Parintins. A atividade aconteceu na comunidade São José do Paraná do Limão do Meio, localidade de várzea no entorno da Ilha de Tupinambarana, sede urbana de Parintins.

 OLYMPUS DIGITAL CAMERA