IDAM realiza curso de fabricação da farinha ova em Tabatinga

Um público de aproximadamente 38 pessoas, entre agricultores familiares das comunidades de São João, Novo Paraíso, Novo progresso, Floresta Tropical, Bananal e Nova Esperança do município de Tabatinga (a 1.108 km de Manaus) participaram do curso de Fabricação da Farinha Ova, realizado nos dias 29 e 01 de dezembro, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) com o apoio do SEBRAE e Prefeitura Municipal.
O objetivo do curso foi preparar agricultores familiares a fabricar farinha ova de melhor qualidade, enfatizando a higienização na fabricação e manipulação do produto, visando obter a ótima aceitação no mercado.
A capacitação foi conduzida pelo técnico do IDAM em Tefé, Carlos Lacerda Ferreira Franco, que abordou durante o curso a fabricação da matéria-prima desde a retirada da mandioca até o produto final para a comercialização. Os participantes receberam conhecimentos teóricos e práticos. Segundo o gerente da Unidade Local do IDAM, Jânio Ferreira Franco de Amorim, muitos agricultores familiares trabalham com a atividade no município, por isso a preocupação em realizar cursos como esse o que sem dúvida vai beneficiar as comunidades e também vai gerar renda para as famílias. “Este é o quarto curso realizado pelo IDAM durante o terceiro trimestre e muitos comunitários já estão aptos a fabricar a farinha ova”, pontuou o gerente.