Idam realiza I Fórum de Piaçava em Santa Izabel do Rio Negro

A Unidade Local do IDAM juntamente com a Prefeitura Municipal de Santa Isabel do Rio Negro promoveram no dia 29 de Dezembro de 2009, o primeiro fórum da Piaçava no município. O objetivo deste fórum foi a discussão sobre a cadeia de valor desta espécie e apresentações de instituições envolvidas no processo que posteriormente serão delineadas ações integradas para promover a geração de renda as populações que trabalham com esta cadeia.
O estudo sócio econômico da cadeia produtiva da piaçava foi apresentado pelo representante da FVA, Sr. Ignácio Josa, no qual mencionou sobre a viabilidade e manejo da espécie. A Assistência Técnica e Extensão Florestal a produtos Não-Madeiereiros, foi apresentada pela Gerente de Produtos Florestais Não-madeireiro (GPNM), Quênia Barros, no qual expôs a importância desta espécie como produto da sociobiodiversidade, propostas para trabalhar a cadeia da piaçaba no estado e a oportunidade futura para o pagamento da subvenção federal para produtores.
O Sr. Fernando Guimarães, mencionou os programas que a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) vem trabalhando no estado, bem como um enfoque sobre uma proposta futura de comercialização da Piaçava no estado. Também foi apresentado pelo SEBRAE sobre a Economia Solidária sua importância e de que forma acessá-la. Ao final foi encaminhado algumas ações para a próxima reunião que contará com participação dos demais municípios (Barcelos e São Gabriel da Cachoeira).
A idéia é reunir os municípios que trabalham com a espécie e fortalecer o processo de organização Comunitária, Associações, da Produção, Beneficiamento e comercialização do produto final. Nos encaminhamentos foi sugerida a criação de uma Câmara Setorial da Piaçava, realizar o mapeamento participativo da cadeia de valor e consolidar um intercâmbio para o estado Bahia no intuito de conhecer experiências exitosas.