Idam realiza Oficina Social em Tefé

A Unidade Local do Idam/Tefé (a 523 km de Manaus) realizou no último dia 13, sexta-feira, a 1ª Oficina Social, na Vila do Caiambé, em parceria com o Sindicato dos Pescadores (Sindpesca) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Turismo do município. O evento foi de grande importância para o aprendizado e conscientização do público presente, composto por agricultores, piscicultores, pescadores, extrativistas e técnicos do Idam. Segundo o gerente do Idam/Tefé, Sidney Souza, o objetivo da oficina foi realizar uma grande ação intelectual embasada nos temas de organização comunitária, cooperativismo, associativismo, crédito rural, recuperação de crédito, manejo florestal, pesca artesanal, administração rural e autocontrole dos resíduos (sólido, líquido e gasoso), ressaltou. Toda ação intelectual das temáticas abordadas visaram o pleno desenvolvimento cultural, intelectual e principalmente a prática destes conhecimentos, aplicadas no dia a dia do agricultor familiar. Um dos participantes da Oficina, Pedro Batista, 46, agradeceu a atitude social. “Eu estou agradecendo ao Idam e a Prefeitura de Tefé, pois todos os temas são de extrema importância para um bom êxito do homem rural”, pontuou. “Ações de parcerias com outras instituições a exemplo o Idam, flexibilizam o trabalho nas comunidades e, pauta-se que o conhecimento deve ser acessível a todos”, frisou a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Josianne Pedrosa. Para o Presidente do Sindpesca a atitude do Estado por meio do Idam é plausível, pois o instituto está envolvido com uma atividade social, pois todos os temas expostos em questão, são de extrema importância para um bom êxito do “homem rural”, finalizou.