Idam realiza palestra sobre associativismo em Novo Airão

A palestra será ministrada por técnicas da Gerência de Apoio à Organização de Produtores Rurais (GEORP) do Idam.

A capacitação, que ocorrerá na próxima terça-feira, tem como público-alvo 20 dirigentes de associações rurais do município

Organizações de produtores rurais do município de Novo Airão (a 115 quilômetros da capital) participarão de um ciclo de palestras sobre a ‘Importância da Manutenção da Regularidade das Associações’. O primeiro módulo será realizado, na próxima terça-feira (28/05), pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), com objetivo de fortalecer a agricultura familiar local por meio do coletivo.

A palestra será ministrada por técnicas da Gerência de Apoio à Organização de Produtores Rurais (GEORP), com apoio dos técnicos da Unidade Local (UnLoc) do Idam em Novo Airão, onde será realizada a ação, voltada a 20 dirigentes de associações rurais do município.

A técnica agrícola da Georp, Raymara Moura de Andrade, explica que a palestra tratará da regularização das associações e terá o intuito de oportunizar esclarecimentos aos agricultores sobre a importância de manter as associações com documentação em dia. Ela reforça, ainda, que para ter acesso a políticas públicas como editais de fomento ao setor primário e crédito rural, a regularização é fundamental.

A técnica agrícola da Georp, Raymara Moura de Andrade, explica que a palestra tratará da regularização das associações.

“As associações regularizadas são importantes para maior desenvolvimento da comunidade, contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar por meio do coletivo. Por isso, o Idam tem o objetivo de realizar o levantamento de Diagnósticos das Organizações do município de Novo Airão para emissão do Certificado Digital para as Associações”, frisou a técnica.

Os assuntos a serem abordados na palestra são: Associativismo, Autogestão na Prática, Técnicas de Gestão e Liderança, Atas e Estatutos, Programas e Políticas Públicas. A ida oferecerá aos comunitários uma qualificação para que possam trabalhar com mais entendimento e, consequentemente, trazendo mais benefícios e melhorias para a comunidade.

FOTOS: Arquivo/Idam