Idam realiza palestra sobre destinação de embalagens de agrotóxico

A Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas – Idam/Presidente Figueiredo, a Comissão Executiva Permanente de Defesa Sanitária Animal e Vegetal – Codesav e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e Abastecimento – Semda, realizarão no próximo sábado, 24 de novembro, uma palestra sobre “Destinação Final de Embalagens Vazias de Agrotóxico”. O evento iniciará às 9h, na sede da comunidade Boa Esperança, Km 08, ocasião em que serão recolhidas embalagens vazias dos comunitários.
O principal objetivo do evento é sensibilizar os comunitários sobre a destinação correta das embalagens vazias dos agrotóxicos, com intuito de diminuir os riscos de contaminação tanto das pessoas, quanto do meio ambiente, uma vez que as embalagens de defensivos agrícolas demoram anos para se decompor.
O público alvo será os agricultores familiares onde serão tiradas dúvidas sobre a utilização dos agrotóxicos e afins, regularização de destino das embalagens e responsabilidades, além dos cuidados para preparar as embalagens vazias e os procedimentos para devolução.
De acordo com o gerente da Unloc, José Maria Ramos, o evento será o primeiro passo para multiplicação e consolidação deste trabalho que será de grande importância principalmente para os agricultores familiares do município.
Sensibilização Durante uma semana, os técnicos do Idam estiveram na comunidade para fazer um trabalho de sensibilização junto aos agricultores que utilizam defensivos agrícolas. Por conta disso, a expectativa é que um grande número de embalagens seja recolhido durante a palestra. Vale ressaltar que, esta área do município tem muitas Casas de Vegetação com o cultivo de hortaliças, principalmente pimentão e pimenta de cheiro, por isso foi escolhida para ser sede do evento.