IDAM representa o Estado no VII Congresso Latino Americano de Direito Florestal

Ocorreu no período de 03 a 06 de novembro na cidade de Curitiba/Paraná ,o VII Congresso Latino Americano de Direito Florestal Ambiental, com o tema “O Direito Florestal e a Valorização Integral das Florestas”. O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) foiconvidado a participarcomo representante do Estado do Amazonas na articulação com parceiros da América Latina.
Dentre as várias temáticas abordadas durante os três dias de Congresso estão :Pagamentos por Serviços Ambientais, Agro-combustíveis, Direitos de Propriedade, Biodiversidade, Monocultura e Espécies Invasoras, Modificação Genética, Mudanças Climáticas, Povos Indígenas e Novas Tendências do Direito Florestal. O Chefe do DATEF, Sérgio Gonçalvesministrou a palestra “Serviços ambientais, sustentabilidade econômica e desafios sociais” onde abordou a ação dos serviços de ATER florestal frente ao pagamento de serviços ambientais e a dinâmica técnica necessária em converter os pagamentos feitos a comunidades tradicionais e agricultores familiares em atividades produtivas sustentáveis.
Devido a gama de temas discutidos durante o Congresso e o público a que ele se destina(países latino-americanos), a comissão técnica do evento solicitou o opoio institucional do Idam para a realização do evento.Juntamente com o Idam, instituições internacionais como p.e. a IUFRO (International Union of Forest Research Organizations), Fundação o Boticário, Embrapa florestas, Ocepar, Rede Latino Americana de Direito Florestal tambémderam suporte ao evento .