Idam reúne com prefeitos de Manacapuru, Envira e Manicoré para discutir planejamento e estratégias para o desenvolvimento rural

Para discutir o planejamento municipal e fortalecer o desenvolvimento rural, o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Valdenor Cardoso, recebeu nesta segunda-feira (30/11), prefeitos dos municípios de Manacapuru, Envira e Manicoré para alinhar a parceria no suprimento dos recursos humanos na execução de ações para 2021.

Para Manacapuru, foram discutidas ações com o prefeito Beto D’Ângelo, voltadas ao crédito rural aliada às atividades que apresentam potencial produtivo na região e a importância da mecanização agrícola para o desenvolvimento de atividades produtivas.

Já o prefeito de Envira, Ruan Mattos, destacou a importância da parceria com o Idam e apresentou projetos que precisam ser reativados no município, como o Projeto de Avicultura (incubadora), viveiro de mudas, casas de farinha e tanques de alevinagem.

Com o prefeito de Manicoré, Lúcio Flávio, o foco foi para as ações destinadas à regularização agroambiental. Para esta agenda, o Idam já vem realizando a capacitação de técnicos, que atuam no Sul do Amazonas, para atender demandas do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e intensificar a regularização ambiental em áreas antropizadas e com passivo ambiental.

Valdenor Cardoso, destacou que o produtor é prioridade e o trabalho realizado em parceria irá apresentar excelentes resultados. “As Unidades Locais do Idam estão sendo reforçadas com novos técnicos que irão prestar uma assistência técnica com eficiência. Estamos seguindo as recomendações do governador Wilson Lima, que é ajudar o produtor a ampliar sua estrutura de produção e melhorar a qualidade de vida no campo”, enfatizou.