Idam reúne com servidores para discutir plano de ação para 2021

Nesta quarta-feira (06/01), o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Valdenor Cardoso, reuniu com servidores do Central e Unidades Locais do Idam, distribuídas em todos os municípios do Amazonas. Entre as pautas discutidas, através de videoconferência, estão o início dos trabalhos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em 2021, emergência sanitária, Crédito Rural e Cartão Social.

Para Valdenor, a ideia é buscar estratégias para fomentar às atividades produtivas. “Nossa missão é dinamizar e aumentar a produção de alimentos no Estado. O Idam teve a bela iniciativa de definir Projetos Prioritários, em execução desde 2019, a exemplo do açaí, guaraná, pecuária e outras cadeias produtivas de expressão econômica”, disse Valdenor, ao destacar que o Instituto irá dar continuidade ao processo de capacitação de técnicos, tanto na forma estruturada, em médio e longo prazo, como emergencial.

A diretriz é trabalhar com todos os cuidados e recomendações impostas pelos órgãos de saúde e Vigilância Sanitária. Inicialmente, as capacitações devem acontecer de forma on-line para que todos possam participar e planejar as ações de forma direcionada, como é o caso do crédito rural.

“Neste mês de janeiro, os técnicos do Idam irão realizar uma busca ativa, levando em conta o perfil do produtor e a atividade desenvolvida, para verificar qual linha de crédito aplicar. Assim como, verificar a questão de documentos essenciais, a exemplo da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e Cartão do Produtor Primário (CPP) para que esses produtores possam ter acesso às políticas públicas destinadas ao setor”, disse Valdenor.

A diretora de Planejamento Institucional do Idam, Lucelisy Borges, reforçou a importância de preservar vidas e adaptar os trabalhos a este novo momento. “Iniciamos 2021 com a aprovação de projeto para implantação de estúdio de rádio e TV, que irá nos auxiliar durante este ano. A conquista é resultado de Convênio firmado entre o Idam e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)”, informou.

Outra pauta discutida foi o Cartão Social, benefício que será concedido, pelo Governo do Amazonas, às famílias em situação de extrema pobreza. A política social ainda está em fase de definição.

Ao todo, 62 Unidades Locais do Idam participaram da primeira reunião de planejamento e estratégias de ação para este ano.